O Detran.RJ lançou, nesta quarta-feira (20), o aplicativo ‘Identidade Digital RJ‘, que vai permitir aos cidadãos do estado do Rio o acesso ao RG através do telefone celular. A ferramenta já está disponível nas lojas Android e IOS dos smartphones.
O serviço não é obrigatório, mas serve de opção para quem não quer usar o documento físico. Por enquanto, o modelo digital está disponível somente para maiores de 18 anos que emitiram a carteira de identidade a partir de 5 de abril de 2019, quando elas passaram a ser impressas com um QR Code na parte interna. É este código que dá acesso ao documento.
Segundo o Detran, os que tiverem a carteira sem QR Code podem fazer a segunda via, e depois acessar o aplicativo. Após cada período de 12 meses, será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação.
“Nossa meta é deixar o Detran.RJ cada vez mais digital. Com o novo aplicativo, o cidadão tem o documento com mais facilidade, na palma da sua mão. Posteriormente, vamos disponibilizar outros serviços no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
A expectativa é de que, em breve, responsáveis possam autorizar a emissão dos documentos dos filhos menores de 18 anos.
Confira o passo a passo para obter sua identidade digital:
1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;
2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;
5- Criar senha numérica para login do aplicativo;
6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.
*Com informações dO DIA.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.