O Detran RJ dá início neste sábado (6) ao “Sábado Delas”, um serviço especial voltado exclusivamente para mulheres que precisam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação busca atender principalmente mulheres chefes de família, que dependem do documento atualizado para acessar programas de transferência de renda, benefícios de saúde, educação, habitação e outros serviços essenciais.
O atendimento prioritário acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, nos 92 municípios do estado, sem necessidade de agendamento. Para ser atendida, basta apresentar certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada), CPF, comprovante de residência e, no caso de mulheres naturalizadas, o certificado de naturalização.
Os postos funcionarão das 8h às 12h, exceto unidades em shoppings, que atenderão das 10h às 14h. Não haverá atendimento nas unidades do Shopping Iguatemi (Vila Isabel), da FIA (Botafogo), da Muzema, e nos municípios de Miguel Pereira, Santa Maria Madalena e Cambuci.
Para o presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, a iniciativa reforça o compromisso do órgão com o acesso a direitos básicos. “O Sábado Delas tem como foco principal garantir que cada mulher tenha sua documentação regularizada, condição essencial para a inclusão ou manutenção de benefícios sociais”, afirmou.
A diretora de identificação civil, Raquel Borges, também destaca o impacto social da ação.
“Implementar esse serviço reflete a responsabilidade do Detran RJ com as mulheres porque permite o acesso a programas sociais que promovem segurança, dignidade e cidadania”, disse.
Daiana Luna, diretora do programa Detran RJ Mulher, reforça que o atendimento foi pensado para acolher e facilitar o acesso aos serviços.
“A regularização da documentação é a porta de entrada para que mais mulheres tenham acesso efetivo aos benefícios sociais”, ressaltou.
A nova Carteira de Identidade Nacional, emitida pelo Detran RJ desde 2023, utiliza o CPF como número único de identificação e facilita o acesso a serviços digitais do governo federal por meio da plataforma Gov.br.







