Os postos de identificação civil do Detran RJ em todo o Estado do Rio de Janeiro vão funcionar neste sábado (11), das 8h às 12h — e, nas unidades localizadas em shoppings, das 10h às 14h —, para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento será realizado mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.
A abertura dos postos aos sábados faz parte da estratégia do Detran RJ para ampliar o atendimento e atender à alta demanda pela emissão da nova identidade. Desde junho, o departamento tem promovido mutirões semanais, sempre aos sábados. No último sábado de cada mês, o atendimento é exclusivo para pessoas com deficiência.
“Nosso objetivo é oferecer serviços de qualidade, atendendo às necessidades dos cidadãos de nosso estado. O funcionamento dos postos aos sábados é fundamental para suprir o aumento da procura pela nova identidade. Assim, quem não tiver tempo durante a semana, e tiver feito o agendamento, poderá conseguir a nova identidade”, destacou o presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho.
No último dia 4 de outubro, o órgão realizou um mutirão voltado especialmente para estudantes que vão participar do Enem e de vestibulares no fim do ano. O atendimento, feito por ordem de chegada, beneficiou centenas de jovens que precisavam atualizar seus documentos para realizar as provas.
Documentos necessários
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento original (ou cópia autenticada em cartório) e um documento que contenha o número do CPF. Também é recomendado levar um comprovante de residência. No caso de pessoas naturalizadas, é necessário apresentar o certificado de naturalização.
Validade do RG atual
A CIN começou a ser emitida pelo Detran RJ em 2023 e traz o CPF como único número de identificação nacional, unificando os cadastros civis. Apesar da novidade, o documento de identidade tradicional, com número de RG, continua válido até 2032.
Dessa forma, o órgão reforça que não há necessidade de pressa para quem ainda possui o RG em bom estado e dentro da validade. O objetivo dos mutirões é justamente facilitar o acesso ao novo documento, especialmente para quem não consegue comparecer aos postos durante a semana.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.