03/09/2025 — 22:35
  (Horário de Brasília)

Detran Presente atende mais de 1.100 moradores em São Pedro da Aldeia

Alta demanda pelo serviços fez o departamento abrir nova data para o evento no município no dia 26; moradores poderão tirar identidade e CNH, fazer vistoria nos veículos e resolver pendências

Compartilhe

O Detran-RJ realizou nesta quarta-feira (3) mais uma edição do programa Detran Presente, desta vez no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Bem-sucedida, a ação realizada na Praça Hermógenes Freire da Costa chegou a cerca de 1.100 moradores, permitindo que mais de 700 tirem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) , além de realizar o agendamento de 200 para ir ao posto nos próximos dias.

A procura pelo novo documento foi tão grande que o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, determinou a abertura de um novo evento, em 26 de setembro, para dar continuidade ao atendimento a todos os interessados na CIN. O serviço é feito sem necessidade de agendamento.

“O Detran Presente foi criado para atender as pessoas com o respeito que merecem. Como hoje a procura superou as expectativas, voltaremos aqui para não deixar ninguém sem atendimento. O compromisso do Governo do Estado e do Detran é atender bem o cidadão, tratar todo mundo com dignidade”, disse o presidente Vinicius Farah.

Famílias presentes

Além da CIN, os moradores também puderam tirar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fazer a transferência de propriedade de veículos e o emplacamento, recorrer de multas de trânsito e resolver outras pendências. Joilma Ramos da Costa Noguera, de 51 anos, levou as filhas Manoela e Joice e os netos Nicolas, de 8 anos, e Betina, de 1 ano, para todos tirarem a nova identidade.

“Minha filha viu nas redes sociais a notícia de que o Detran estaria hoje aqui em São Pedro da Aldeia e viemos todos juntos de manhã bem cedo. Meus netos ainda não tinham identidade e eu precisava substituir a minha para continuar recebendo o Bolsa Família. Que bom que todos fomos atendidos e estamos saindo daqui com o problema resolvido”, disse Joilma.

O mesmo ocorreu com a auxiliar de educação Thamara Valeska da Silva Souza, que também levou três filhos pequenos – Eduardo, Laryssa e Larah – e todos tiraram a nova identidade, que vão buscar no posto de São Pedro da Aldeia dentro de poucos dias.

“Eduardo tem 12 anos e ainda não tinha identidade. Nenhum dos meus filhos tinha. Eu perdi a minha carteira e só tinha xerox. Estou saindo daqui com um sentimento de que minha família ganhou direito à cidadania”, disse Thamara. Mesma sensação de Veluce Oliveira, que tirou a CIN com as filhas Maria Júlia e Maria Sophia.

Praticidade e gratuidade

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. É necessário que o cidadão leve sua certidão de nascimento ou casamento original e tenha CPF. Sem a certidão não será possível tirar a CIN, mesmo que a pessoa já tenha identidade. Quem não tem mais a certidão precisa antes obtê-la nos cartórios.

Para os serviços de Habilitação – como a renovação ou a segunda via da CNH – é preciso pagar o Duda correspondente. O boleto deve ser retirado no Banco Bradesco e pago até a véspera do atendimento. O pagamento das taxas também é necessário para as vistorias e os serviços relacionados aos veículos. É preciso, também, estar atento à lista de documentos exigidos para a realização de cada serviço. As informações podem ser obtidas no site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br).

Além de poder tirar ou renovar documentos, os moradores de São Pedro da Aldeia e cidades vizinhas  participaram de ações educativas do Detran RJ e tiveram acesso à Ouvidoria, ao serviço de recurso de infrações e ao Protocolo, para resolver pendências, como obter a devolução de taxas pagas, dar entrada no pedido de perícia médica ou desistir de categoria na CNH, entre outros.

Nesta sexta-feira (5) o Detran Presente estará em Búzios, na Praça do Inefi, e na próxima quarta-feira, dia 10, voltará a Rio das Ostras, onde já esteve semana passada, para completar o atendimento aos moradores. Não é preciso fazer agendamento, porque os usuários serão atendidos por ordem de chegada.

Crédito das fotos: Alexandre SImonini

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias