28/02/2025 — 19:11
  (Horário de Brasília)

‘Desfile de planetas’: entenda o fenômeno raro que acontece esta semana

'Alinhamento planetário' está previsto para acontecer novamente daqui 11 e 35 anos

Compartilhe

O próximo “desfile de planetas” já tem data para acontecer. Segundo cientistas, o fenômeno raro conhecido como “alinhamento planetário”, que acontece somente algumas vezes por século, será visível esta semana.

De acordo com pesquisadores do site norueguês Timeanddate, a aparição noturna de seis planetas, sendo quatro visíveis a olho nu, terá seu pico até a quarta-feira (26).

Ao longo de quatro noites, será possível para observar um céu estrelado. Neste período, os planetas Marte e Júpiter estarão visíveis no alto do sudeste. Enquanto isso, Vênus, o mais brilhante, deve aparecer no oeste, com Saturno logo abaixo. Netuno e Urano, porém, serão praticamente invisíveis a quem optar por observar a olho nu.

Pesquisador do Timeanddate.com e doutor em mecânica celeste, Frank Tveter investigou a frequência com que todos os planetas ficam acima do horizonte, ao mesmo tempo, em um céu escuro. O estudioso analisou períodos em que o Sol está seis graus ou mais abaixo do horizonte e em que todos os planetas, incluindo Urano e Netuno, estão seis graus ou mais acima do horizonte.

Para a professora Patricia Reiff, da Universidade Rice, no Texas (EUA), os melhores dias para observar os sete planetas, sendo cinco deles visíveis a olho nu, será na segunda-feira (24) e na terça-feira (25). Segundo ela, mesmo assim, será difícil avistar Mercúrio e Saturno, por conta do brilho do pôr do sol a oeste.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias