17/01/2025 — 17:51
  (Horário de Brasília)

Derrubada de cocheira no Guarani, em Cabo Frio, causa conflito entre moradores e Prefeitura

O município diz que a iniciativa foi um pedido do Ministério Público Estadual, após identificar o risco de proliferação de doenças como a febre maculosa

Compartilhe

Nesta segunda-feira (16), uma cocheira que ficava na rua Luiz Lindenberg, no bairro Guarani, em Cabo Frio, foi derrubada por equipes da Prefeitura do município. Porém, moradores do local, que construíram o espaço, estão revoltados pela forma como tudo aconteceu, e culpando o município por derrubar o estábulo.

De acordo com um morador, o espaço da cocheira foi montado há mais de cinco anos, no local do antigo lixão. Ele conta, ainda, que a Prefeitura sabia da obra, na época, e ninguém impediu.

“Era o lixão, muita bagunça… a gente organizou, tirou tudo, não deixamos nem os moradores colocarem lixo e sempre esteve limpo. A gente varre, tira as folhas… e agora eles (Prefeitura) vieram alegando que tinham um mandado para desmanchar”, conta.

O relatante continua dizendo que a indignação maior é pelo fato de que a terra onde foi construída a cocheira é privada, da Salinas Perynas, e existia um acordo entre eles e a empresa com uma única proibição: de não mexer com a cerca.

“Eles já vieram umas três, quatro vezes… mas hoje vieram com Polícia, com Meio Ambiente e passaram por cima do nosso trabalho, que não era bagunça e que não mexia no espaço de ninguém, era só para os cavalos não ficarem na rua”.

O QUE DIZ A PREFEITURA?

Procurados pela reportagem, a Prefeitura respondeu, em nota, que:

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (16), mais uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança para a retirada de estábulos construídos na Rua Luiz Lindenberg, no bairro Guarani. A iniciativa foi um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, após identificar o risco de proliferação de doenças como a febre maculosa.

Todos os proprietários dos animais foram notificados a retirar os animais. A estrutura foi retirada em ação realizada em conjunto com a Comsercaf, das secretarias de Meio Ambiente e Saneamento, Obras e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca e a Fiscalização Fundiária.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar também deram apoio à ação.

CONFIRA COMO FICOU O LOCAL:

Anna Clara Laurindo

Estudante de Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, atualmente no 7° período, e atriz.
Anteriormente, já estagiou como assessora de imprensa e na Rádio Ondas. Desde dezembro de 2021, atua como estagiária do Portal RC24h.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo