InícioRegião dos LagosCabo FrioDeputada Renata Souza (PSOL) participa de campanha de prevenção ao câncer de...

Deputada Renata Souza (PSOL) participa de campanha de prevenção ao câncer de mama em Cabo Frio

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj já percorreu diversos pontos do estado oferecendo serviços voltados à saúde e prevenção

A campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, em Cabo Frio, ganhou um reforço de peso. Nesta sexta-feira (27), a deputada estadual Renata Souza (PSOL) participa de uma ação de conscientização na Praça Porto Rocha. Além de informações sobre o câncer de mama, apoio jurídico e alertas sobre violência contra a mulher, o evento também oferece serviços da Fundação Leão XIII, do Detran Mulher, entre outros até às 17h.

A parlamentar, que é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, contou que a comitiva já percorreu diversos pontos do estado como na capital, Niterói, São João de Meriti e vai ainda à Teresópolis levando serviços voltados à mulher e dialogando com as prefeituras, buscando desenvolvimento de ações na área.

De acordo com Renata, esse diálogo com as prefeituras e com a secretaria de Estado de Saúde, é importante para falar sobre a saúde da mulher como um todo, não só em outubro. “Fico muito feliz de chegar em Cabo Frio e ver que há a intenção da manutenção de ações como essa”, declarou.  

CASA DE ACOLHIMENTO

O vereador Ruy França também esteve presente, a convite da Superintendência dos Direitos da Mulher e contou que a prefeita Magdala Furtado (PL) atendeu uma de suas indicações, de uma reforma administrativa para a criação de uma secretaria Especial de Atendimento à Mulher. Ruy adiantou que vai solicitar também, a criação de uma casa de acolhimento às mulheres vítimas de violência na cidade, em razão dos números de casos absurdos. Confira o vídeo abaixo:

INDICAÇÃO PARLAMENTAR

Quem também esteve presente, foi a coordenadora do Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM) de Cabo Frio, Ludmilla Roque, e a superintendente da Mulher de Arraial do Cabo, Valéria Moreira, que compareceu para prestigiar a ação. e, durante conversa, contou que a deputada Renata Souza se comprometeu em fazer uma indicação parlamentar, através da Comissão de Direito da Mulher da ALERJ, para que Arraial do Cabo tenha um Centro de Atendimento à Mulher, semelhante ao que tem em Cabo Frio. A notícia foi bem recebida por Ludmila, que afirmou que a unidade de Cabo Frio está sobrecarregada e seria muito importante dividir essa responsabilidade com o município cabista. Ainda segundo Valéria, o assunto já foi tratado com o prefeito Marcelo Magno, que está empenhado e marcou uma reunião na próxima terça-feira (31) para falar mais sobre o assunto.

DENÚNCIA DE ALGORITMO

Na ocasião, Renata Souza falou sobre a denúncia que fez ao algoritmo de um aplicativo de inteligência artificial que criou a imagem de uma pessoa segurando uma arma na mão quando solicitado para criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo Pixar. “Fiquei surpresa diante da situação de tanto preconceito e racismo. isso demonstra que esse algoritmo não é neutro, não é imparcial. Já parte do pressuposto de que estar na favela é ser criminoso e ter uma arma em mãos. Então isso é um escândalo, isso demonstra que o que nós temos denunciado em relação ao racismo, ao algoritmo, é real, é algo precisa ser feito”, completou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo