Uma grande comoção popular toma conta de Saquarema nesta semana, em prol das famílias que moram no bairro Rio da Areia, em Bacaxá, distrito da cidade. Relatos recebidos pelo Portal RC24h davam conta de que a Prefeitura pretendia construir uma praça pública no local e, por isso, deu 7 dias para que os moradores deixassem suas casas.
Uma dessas pessoas é o senhor Cláudio que, como explica no vídeo disponível abaixo, mora no local há 24 anos e não tem pra onde ir. Cláudio é uma pessoa com deficiência e conta inclusive que, por conta das obras, foi deixado sem água e está tendo que tomar banho de garrafa.
“Isso aí está me tirando o sossego, tirando sono, me tirou a alegria… me tirou tudo de viver”, diz ele.
A Prefeitura de Saquarema, em esclarecimento ao Portal RC24h, respondeu que, após a verificação de toda documentação cadastral dos imóveis, a área em questão trata-se de uma de invasão e que o local não abrigará uma praça, mas sim um complexo educacional.
Além disso, questionados sobre o auxílio que dariam ao Seu Cláudio, o próprio Secretário de Urbanismo, Obras Públicas, Transporte e Serviços Públicos e Desenvolvimento, Felipe Araújo, destacou que o município teve todos os cuidados com o senhor, que ele vem sendo assistido pela equipe de Assistência Social e disse, ainda, que Cláudio já recebeu o primeiro mês do beneficio do Aluguel Social – através de um procurador nomeado por ele.
Felipe ressalta – também – que a Prefeitura só fez o inquérito pra que Cláudio deixasse sua casa em uma semana após a confirmação de que ele tinha recebido o dinheiro do primeiro aluguel.
Atualizações do caso:
O secretário de Urbanismo, Obras Públicas, Transporte e Serviços Públicos e Desenvolvimento de Saquarema, Felipe Araújo, entrou em contato com o Portal RC24h nesta segunda-feira (4) para atualizações do caso do Seu Cláudio. Segundo relatado, Cláudio já foi removido para uma outra casa, foi inscrito nos programas de aluguel social e recebeu as prestações da Prefeitura – através de seu procurador. Além disso, sua nova casa alugada é em frente à antiga.
Ainda segundo Felipe, nesta segunda (4) foi realizada a demolição de sua antiga casa, em que ele era inquilino, com consentimento e sem problemas. Também não houve nenhum tipo de procedimento de exclusão do Cláudio do meio em que ele vivia. “Apenas só uma remoção natural porque a Prefeitura precisava daquele terreno”, concluiu.
Veja o relato do morador abaixo:
*Matéria atualizada nesta segunda-feira (4)