Poucos minutos depois da publicação de uma reportagem feita pelo grupo RC24h em uma distribuidora de doces da cidade sobre a tradição de São Cosme e Damião, uma denúncia de intolerância religiosa no local chegou à redação nesta sexta-feira (26).
Segundo o relato, uma funcionária teria repreendido a escolha de um doce feita por uma cliente, associando a compra à distribuição de guloseimas em homenagem aos santos gêmeos. A cliente, constrangida, teria relatado que a abordagem foi feita em tom de desaprovação, alegando ter sofrido intolerância religiosa.
Na gravação publicada mais cedo, o RC24h havia mostrado o movimento intenso na distribuidora, onde embalagens de balas, chocolates e outras guloseimas eram separadas para atender à demanda da data. A reportagem destacou que a tradição vai além da doçura: cada entrega carrega fé, promessas e histórias de gerações.
O RC24h tenta contato com a distribuidora para questionar sobre o ocorrido e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.