Na manhã desta quarta-feira (17), a secretaria de Saúde de Búzios informou ter recebido uma denúncia sobre o descarte ilegal de medicamentos em um terreno baldio e particular na Baía Formosa. A inspeção do local, de acordo com a prefeitura, revelou que o conteúdo encontrado é distribuído pelo Estado e não pertencem ao município.
Os medicamentos encontrados são insumos chamados T8, utilizados no tratamento de pacientes hemofílicos. Conforme a prefeitura, esse insumo não faz parte da grade de medicamentos do município de Búzios e é distribuído diretamente para os bancos de sangue e polos de distribuição do Estado.
Na região, o polo responsável é o Centro Hematológico de Cabo Frio, conhecido como Hemolagos.
O secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringer, contatou o diretor do Hemolagos para apurar a situação, confirmando que os frascos encontrados são de fator VIII, já utilizados pelos pacientes.
O secretário de Saúde, Leonidas Heringer, entrou em contato com o diretor do Hemolagos para apurar a denúncia, e foi confirmado que os frascos encontrados são de fator VIII, já utilizados pelos pacientes.
Há dois hemofílicos em Búzios que não recebem fator VIII pelo Hemolagos, mas diretamente pelo Hemorio. Esses pacientes são orientados a devolver os frascos usados ao serviço para descarte adequado. Também existe a possibilidade de que o descarte tenha sido feito por algum turista.
Diante da confirmação de que os medicamentos não são distribuídos pelo município, a Polícia Civil foi acionada para tomar as medidas cabíveis.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.