15/01/2025 — 08:22
  (Horário de Brasília)

Denúncia de ativista aponta despejo de esgoto na Lagoa de Araruama pela prefeitura araruamense

Relato aponta que prefeitura está tentando 'jogar a culpa' para os moradores da cidade

Compartilhe

A ativista ambiental Mara Silva de Barros, conhecida como Mara do SOS Laguna, denunciou a prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho (PP), por cometer um crime ambiental. De acordo com o relato, a gestora está despejando esgoto na Lagoa de Araruama, o que tem causado a poluição das praias e prejudicado a saúde e o bem-estar da população local.

Conforme a denúncia, a prefeitura araruamense mandou dragar os rios em alta temporada, atitude que poluiu as praias da cidade e, consequentemente, a Lagoa de Araruama. Com isso, Mara tentou ser atendida pela gestora da cidade, mas não conseguiu retorno, então recorreu às redes sociais.

Após seis tentativas de pedir ajuda e chamar a atenção de Livia, Mara recorreu à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, que realizou investigações e comprovou que, de fato, está havendo despejo de esgoto na Lagoa de Araruama.

Conforme o documento, está ocorrendo poluição na Lagoa de Araruama devido ao despejo de efluente sanitário na “lagoa aerada”, identificada na Avenida Prefeito Afranio Valadares, na Praia do Hospício.

Diante disso, de acordo com Mara, a prefeita Livia, em represália ao grupo apolítico SOS Laguna de Araruama, da qual a ambientalista está à frente, ‘jogou a culpa’ para os moradores. Ela relatou que a gestora afirma que os moradores do bairro Salinas Brancas, localizado em frente à lagoa, estão despejando esgoto no local.

Mara explicou, ainda, que a acusação é infundada, pois o bairro Salinas Brancas é o único da cidade que possui rede separativa de esgoto, ou seja, um sistema de coleta e tratamento de esgoto separado das águas pluviais.

De acordo com a ambientalista, a prefeitura deveria ter fechado uma vala de esgoto em frente à rodovia Amaral Peixoto, mas não o fez e está usando esse fato como justificativa para acusar os moradores de despejo de esgoto.

Ela também disse que a sujeira levada do Mataruna pelo vento nordeste através da vala, devido à tragagem, é utilizada como argumento na incriminação.

Além disso, ela acusou o ex-prefeito e marido da atual gestora, Chiquinho, de ser o responsável pela situação ambiental crítica na região. Segundo ela, ele está supostamente dando ordens aos secretários em Salinas Branca, o que é ilegal, já que ele não pode se envolver em obras da prefeitura devido a processos judiciais em andamento.

Após toda a situação, o grupo SOS Laguna de Araruama entrará com uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) com o advogado do grupa contra a prefeita da cidade e seu ex-marido.

Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Araruama e questionou sobre a situação, mas ainda não obteve retorno.

VEJA O VÍDEO DA ACUSAÇÃO:

VEJA FOTOS DE CHIQUINHO NO LOCAL:

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo