A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia divulgou um levantamento apontando que, ao longo de 2024, foram realizadas 234 ações preventivas e fiscalizatórias em diversos bairros do município. As atividades incluíram vistorias em imóveis, avaliação de risco de quedas de árvores e postes, atendimentos emergenciais relacionados a incêndios e tempestades, além de fiscalizações em estruturas e vias públicas.
O coordenador do órgão, Michel Cavalcanti, comentou sobre o trabalho realizado. “A Defesa Civil vem expandindo o trabalho de forma preventiva, aumentando significativamente o número de vistorias anuais em locais que possam haver algum tipo de risco, tanto em decorrência de eventos naturais quanto de ações humanas, como risco em estruturas. Com essas ações conseguimos mitigar de forma significativa a intensidade e o impacto em caso de ocorrências mais severas”, afirmou.
Ainda de acordo com o levantamento, o número de ações realizadas em 2024 supera o dos anos anteriores, consolidando a crescente atuação do órgão na gestão atual. Em 2021, foram 136 ações registradas; em 2022, 69; e, em 2023, o número subiu para 182.
Desde novembro de 2022, a Defesa Civil passou a registrar as ocorrências no Programa de Registro de Ocorrências em Defesa Civil (PRODEC), plataforma estadual que envia os dados ao Governo Federal. O uso do sistema é considerado estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas e para o direcionamento de investimentos ao município.
Além das atividades rotineiras, a Defesa Civil aldeense participou de seminários, eventos e simulados práticos, com foco no aperfeiçoamento técnico e na integração entre setores. O órgão destacou que o trabalho preventivo é essencial para reduzir os impactos de possíveis ocorrências graves.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).