A limpeza das praias de Arraial do Cabo, um dos destinos mais procurados do Brasil, é regulamentada pelo Decreto nº 3.469, de outubro de 2021. A medida determina que trabalhadores atuantes nesses espaços devem manter limpo um raio de 300 metros quadrados ao redor de suas atividades, recolhendo todo o lixo gerado e descartando-o de forma correta.
Segundo o município, o objetivo da norma vai além da estética. Resíduos descartados de forma inadequada podem colocar em risco a fauna local, já que muitos animais confundem o lixo com alimento. Além disso, o impacto ambiental compromete a rica biodiversidade que faz de Arraial do Cabo um destino único.
A prefeitura destaca que preservação, no entanto, não é apenas um dever de quem trabalha nas praias. Visitantes e moradores também são chamados a participar, adotando atitudes simples, como levar embora o lixo que produzem e descartá-lo em locais adequados.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).