06/08/2025 — 15:17
  (Horário de Brasília)

De Cabo Frio para o mundo: Christian Lage brilha em um dos maiores clubes de futsal do mundo

Compartilhe

Cabo Frio sempre foi um celeiro de craques no esporte. Desde Leandro, passando por Victor Ribas, entre diversos outros desportistas, a cidade sempre foi bem representada no esporte dentro das quatro linhas. E fora dela um cabo-friense vem fazendo sucesso e tendo o trabalho reconhecido na Europa. Trata-se do fisioterapeuta esportivo Christian Lage, que trabalha em um dos maiores clubes de futsal do mundo, o Kairat, do Cazaquistão.

“Estar no Kairat é a realização de um sonho. Alguns sabem que no início da minha faculdade, eu enquanto atleta de futsal da Drogaria do Povo/Cabo Frio, fui assistir a um treino do Kairat no Ginásio Poliesportivo, clube no qual eu já tinha visto outras vezes e até porque nele estava um dos maiores nomes da modalidade, que já havia jogado em Cabo Frio, e todos conheciam, o Higuita. Ele inclusive foi um dos caras que teve uma parcela da minha ida pra lá anos depois, e já falei da minha gratidão por isso. O Kairat é um dos maiores do mundo, um dos clubes mais vitoriosos e respeitados na Europa, e me sinto muito feliz de poder ver onde consegui chegar. Quem está no Kairat com certeza é muito bem visto em todo mundo”, disse Lage.

Christian tem apenas 31 anos, mais uma vasta experiência no mundo dos esportes. Antes de chegar ao Kairat, o fisioterapeuta estagiou no futebol da Cabofriense, em 2014, e ficou dois anos na base do Botafogo, nas temporadas de 2016 e 2017. Como efetivo trabalhou ainda no profissional do Sampaio Corrêa (RJ), de 2019 até 2021, e no Rio Branco de Venda Nova (ES), em 2021. Passou ainda pelo Americano (RJ), em 2022, até embarcar para sua primeira experiência internacional no mesmo ano, no Ayat, do futsal do Cazaquistão. Antes de chegar ao Kairat, Christian ainda passou pelo futebol de campo do Atyrau, também do país do leste europeu, em 2023.

“A experiência fora me trouxe muitas coisas boas, além de muitos desafios, eu pude enxergar tudo com outros olhares. Me tornei um profissional ainda mais orgulhoso da profissão, a experiência de lidar com outros idiomas, outra cultura, outras nacionalidades, isso faz a gente crescer muito como profissional, me tirou de qualquer zona de conforto que eu poderia me encontrar, me fez aprender outras línguas, me fez olhar para as pessoas de forma diferente, e tomar decisões no dia a dia que eu só pude ter por estar tão longe. E, além disso, mudou muito minha mente e aquilo que eu valorizo hoje em dia, que eu busco pra mim”, comentou.

No Cazaquistão, Christian já tem alguns títulos na bagagem, como a Liga Cazaque e a Supercopa Cazaque, da última temporada. Foi ainda vice-campeão da Champions League, maior competição de clubes do mundo, e vice da Liga Cazaque na temporada 2023/2024. O maior problema no início foi a adaptação ao rigoroso frio e também o idioma, algo que foi vencendo com o tempo.

“Tive algumas experiências bem diferentes no Cazaquistão. O inverno é algo difícil, principalmente pra nós, acostumados com praia. É difícil sair de 35 graus para -30, até hoje ainda é. A cultura cazaque é algo bonito, e também diferente pra nós. Normal ter dificuldade no primeiro contato, com os horários diferentes, as comidas diferentes, mas acredito que eu tenha tido uma rápida adaptação. E o idioma (russo), é também algo que precisa ter esforço para conseguir aprender. No meu primeiro ano, fui através de um convite do treinador Kbça, também de Cabo Frio, para fazer parte do Ayat Futsal, e como ele já estava lá uma temporada antes, ele me ajudou bastante na comunicação no início. Também busquei aulas on-line, e me virava como dava com tradutor, mas uns seis meses depois já conseguia me virar, hoje isso já não é um problema”, contou Christian, que embarca já na próxima semana junto da esposa e do filho recém nascido para iniciar a temporada.

Christian, é pós-graduado pela Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio, e tem cursos importantes na sua área, como da FIFA, CBF Academy, Barcelona University e F.A. England School.

Léo Borges
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias