O curta-metragem “Breazail – A Origem do Brasil”, que aborda a exploração do pau-brasil no país, é lançado nesta sexta-feira (3), dia da árvore, em Cabo Frio. A obra, que conta com cenas gravadas na cidade, terá sua sessão estreia na Casa Carlos Sclier, no Centro, a partir das 20h.
A entrada é gratuita e simultaneamente acontecerá a estreia on-line do filme. Premiado pela Lei Paulo Gustavo, o curta, que possui a duração de dez minutos, também teve cenas gravadas na França e em Portugal. No elenco estão atores, historiadores, biólogos e até músicos.
A obra abordará a exploração do pau-brasil, com a chegada dos portugueses em terras brasileiras, desde 1500. Após a estreia, será promovida uma roda de conversa com o elenco. Por fim, o público presente será presenteado com mudas de pau-brasil.
“Esse é um trabalho de conscientização e valorização da história, é preciso preservar o meio-ambiente e também a existência dos povos originários do Brasil”, afirma o diretor do documentário, o cabo-friense Carlos Henrique Ferreira.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).