O curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) alcançou a melhor colocação entre todos os cursos do Sudeste no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O resultado foi divulgado em evento realizado em Brasília no dia 31 de outubro e publicado no site do Enade.
No cargo desde 2018, o professor e coordenador do curso, Daniel Paes, ressalta o empenho dos alunos que representaram a Cidade no exame que avaliou 286 cursos de todo o Brasil.
“Dedicação, ética e profissionalismo são as características deste grupo que entra para a história como o melhor resultado já obtido. Ficamos acima das grandes universidades públicas e privadas, dos grandes centros brasileiros. O resultado realmente é incrível”, comemora ele.
Para a secretária de Educação de Cabo Frio, Rejane Jorge, este feito é motivo de celebração não apenas para a Universidade, mas também para a cidade.
“O jornalismo desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, promovendo a transparência, a responsabilidade e a construção de uma cidadania informada. O sucesso do curso de jornalismo da UVA não é apenas um motivo de orgulho para a instituição, mas também um indicativo de que estamos contribuindo para a formação de profissionais essenciais para a nossa democracia”, diz.
Fizeram a prova, ao todo, 7.454 estudantes concluintes e, destes, sete foram representantes do curso de Cabo Frio. Já na região com maior concentração de cursos, a Sudeste, participaram 134 instituições de ensino e apenas oito obtiveram conceito máximo (5) encabeçados pelo curso de Cabo Frio. O relatório apresenta ainda dados como a predominância de estudantes concluintes mulheres (59.3%).
Para o diretor do campus da UVA, Nirley Barros, o resultado se complementa ainda com demais cursos de Publicidade, Psicologia, Direito, Ciências contábeis e Educação Física, todos com conceito cinco.
“Todos nossos cursos participantes obtiveram resultados excelentes, Jornalismo em destaque. Com isso, reforçamos que Cabo Frio é sim um polo de excelência no ensino superior”, destaca.
Segundo o Gestor Institucional ENADE – UVA, professor Alexandre Motta, “o resultado é fantástico para nossa região e principalmente para nossos egressos. O ENADE é o resultado de uma avaliação do INEP/ MEC que busca entender o valor agregado de conhecimento formativo que foi desenvolvido ao longo dos cursos de graduação de todas as Instituições de ensino Superior no Brasil. O curso de Jornalismo da UVA em Cabo Frio provou que nossos alunos estão prontos para desenvolver as diversas competências que o mercado exige”.
Já para a professora de pedagogia e focal Enade, Márcia Simões, “o resultado da nota 5 foi obtido pelo empenho da coordenação e equipe docente, que buscam qualidade e inovação em todas as ações pedagógicas. ENADE é processo e os cursos de Jornalismo e Publicidade da UVA Cabo Frio sabem que a acolhida aos estudantes e desenvolvimento acadêmico inovador durante todo o curso, é uma marca de valor na nossa Universidade”, comemora.
Ex-alunos de Jornalismo da UVA e atuais repórteres do Portal RC24h, Ludmila Lopes, 24, e Luiz Felipe Rodrigues, 23, comentam sobre a conquista da qual fazem parte.
“Em uma região tomada por blogs que propagam fake news diariamente, é de extrema importância um resultado tão expressivo como esse. Nós, alunos, nos empenhamos e alcançamos esse resultado. Parabéns aos colegas. Apenas espero que a direção da faculdade invista mais no campus de Cabo Frio, porque foram poucos os alunos que começaram e concluíram, pelo menos na minha turma. Poderiam ter sido mais. Que o futuro seja auspicioso e o curso siga esse caminho”, diz Ludmila.
Já Luiz destaca a importância da dedicação dos alunos. “Quando você junta um grupo de estudantes dedicados e focados em conquistar bons resultados, você possibilita esse tipo de conquista. Fico muito feliz e orgulhoso de fazer parte desse momento”, conclui.