Estão abertas, a partir desta sexta-feira (26), as inscrições no curso rápido gratuito de artesanato para a produção de enfeites de Páscoa em São Pedro da Aldeia. Serão quatro dias de aulas oferecidas através da Secretaria de Agricultura.
As matrículas podem ser realizadas até o dia cinco de março e jovens a partir dos 15 anos podem se inscrever.
Ao todo, 24 vagas estão disponíveis, sendo 12 para o turno da manhã e 12 para o turno da tarde. Elas serão preenchidas por ordem de inscrição e os demais candidatos farão parte de um cadastro reserva. As aulas serão ministradas uma vez por semana.
Os alunos aprenderão a produzir enfeites para cestas de chocolate, como coelhinhos, potes que podem ser vendidos como porta bombons, dentre outros produtos comercializáveis com potencial para se tornarem fontes de renda no mês de abril.
Os interessados devem dirigir-se ao Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado no Horto Escola Artesanal, munidos de originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Os menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro, reforçou que a pasta vem se esforçando para adequar as atividades à atual realidade de contenção ao vírus que causa a Covid-19. “Mesmo com a inevitável redução do número de vagas em cada turma, provocada pela pandemia do novo coronavírus, estamos com inscrições abertas para três cursos rápidos em áreas distintas. Artesanato, pesca e administração de empresa rural”, disse o secretário.
As aulas serão realizadas no próprio Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, KM 107 – bairro Balneário. Não será oferecida ajuda de custo com transporte e alimentação e toda compra do material utilizado durante o curso será de responsabilidade do aluno.
Cursos voltados à pesca e à área rural
Matrículas podem ser realizadas até o dia 11 de março para as turmas de Administração de Empresa Rural ou Beneficiamento, Conservação e Transformação de Pescados. Ao todo, 20 vagas estão disponíveis, dez em cada turma. Serão três dias de aulas oferecidas através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).