22/12/2024 — 05:39
  (Horário de Brasília)

Criminosos furtam monumento a JK, na madrugada deste sábado (26), em Búzios

Escultura é de 2006 e ficava na Orla Bardot. Câmeras de monitoramento revelaram que furto aconteceu por volta das 2h30, quando os bandidos levaram a estátua numa SUV prata

Compartilhe

Um crime ocorrido na madrugada deste sábado (26) em Armação dos Búzios, e que beirou o inacreditável, revoltou a população e os turistas que estão na cidade. Criminosos furtaram a escultura do presidente Juscelino Kubitschek, que ficava na Orla Bardot, em frente ao restaurante com o mesmo nome do ex-presidente do Brasil. Um homem, que preferiu não se identificar, contou que viu quatro homens vandalizando o monumento até arrancá-lo, mas por medo não abordou os indivíduos.

A Polícia Militar recebeu a denúncia do furto por volta das 7h, quando mandou viatura ao local. O prefeito Alexandre Martins (REP) também acionou a Guarda Municipal e as imagens das câmeras de monitoramento já foram verificadas e o veículo envolvido no crime, identificado. Trata-se de um Ford Edge V6 prata, 2008/2009, placas NTE-4089, do Rio de Janeiro.

Imagens de câmeras de segurança mostram que por volta da 1h da madrugada 4 homens em um carro de passeio voltam e fazem o furto da escultura na Orla.

Quem viu o veículo pode denunciar pelo 190 ou (22) 2623-4734.

RESTAURO E MANUTENÇÃO

Além do prefeito, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, disse que as providências estão sendo tomadas. No vídeo que ele fez neste sábado, Romano aproveitou para informar que a prefeitura está com um projeto de restauro e manutenção das estátuas do balneário, a fim de trazer de volta a originalidade das peças, que também contam a história da cidade.

HISTÓRIA

Inaugurada em 2006 como forma de homenagear o ex-presidente do Brasil que, segundo relatos históricos, frequentava a casa “Solar do Peixe Vivo” (local histórico) na década de 1950, a estátua fica na orla da Praia da Armação, mesmo local onde fica o monumento feito para a atriz Brigitte Bardot.

Aliás, a estátua de Brigitte já quase foi furtada uma vez, chegando a ser arrastada do local, mas não conseguiram levá-la.

Ela foi produzida pelo artista Hildebrando Lima como presente de Paulo Soares Penido, que era ligado a Oswaldo Penido, dono do local onde JK se hospedava em Búzios.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo