A Mudança através da Esperança. Com esta frase marcada nas paredes do espaço onde funciona a ONG Ame Mais, no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, que crianças do local começaram a receber as aulas gratuitas de judô pelo Projeto Educando para a Vida. A iniciativa conta com o incentivo da Prolagos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), e o apoio do Instituto Aegea.
Oitenta crianças estão matriculadas no projeto, cujas inscrições estão encerradas. O grupo está dividido em turmas com aulas às terças e quintas, pela manhã e à tarde. Segundo o coordenador da ONG, Ciarlam Junior, as aulas chegam para agregar a um trabalho já desenvolvido em outras frentes na comunidade.
“Me sinto grato e muito feliz por ser presenteado com esse projeto que a Prolagos proporcionou. Isso consolida nosso trabalho na comunidade, mostrando, através da esperança, uma busca constante pela captação de oportunidades para o crescimento das crianças, dos adolescentes e das famílias por meio do judô. Estamos certos de que vamos aplicar excelência para que todos recebam o melhor de nós”, disse Ciarlam.
Durante a aula inaugural, foram distribuídos lanches, com sanduíches e suco. Para o professor, sensei Willian Geribá, que já possui participação em outros projetos em comunidades da região, esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de talentos e um futuro melhor.
“O início aqui do nosso projeto foi muito gratificante. Fui bem recebido pelos alunos, pela comunidade, os pais que estiveram presentes. E esse projeto traz grande crescimento para a nossa comunidade. Aqui, a gente faz uma resistência através do esporte, que traz benefícios para essas crianças, engrandece o que já existe e traz uma soma para que a gente consiga, através dele, levar benefícios e saúde para todos os jovens que alcançamos com esse projeto”, comentou.
O apoio da Prolagos ao projeto de aulas gratuitas de judô no Manoel Corrêa se junta aos 19 projetos socioambientais da concessionária. Eles seguem três linhas de atuação: educação, que ajuda a construir um caminho para o futuro; saúde, que garante qualidade de vida; e renda, que possibilita um padrão de vida mais digno.
“É uma satisfação muito grande ver projetos como este do Manoel Corrêa se tornarem realidade. Ao apoiar essa iniciativa, estamos buscando contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da comunidade, oferecendo oportunidades de crescimento e inclusão social. Acreditamos que a educação e o esporte são ferramentas poderosas para transformar vidas e construir um futuro melhor”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.