InícioEstadoRegião dos LagosCresce número de ligações clandestinas de água flagradas em janeiro, na Região...

Cresce número de ligações clandestinas de água flagradas em janeiro, na Região dos Lagos

Aumento foi de 51% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ações de fiscalização foram intensificadas

No verão, as altas temperaturas fazem com que aumente também a demanda por água. Mas diferente da maioria, algumas pessoas optam por ter acesso à água de maneira clandestina. Somente em janeiro deste ano, cerca de 460 ligações irregulares foram flagradas nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.  O número é 51% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 234 irregularidades. A ação é considerada crime, segundo o código penal (artigo 155).

Durante a alta temporada, as operações de combate à fraude, realizadas pela Prolagos, em conjunto com o Inea e a Polícia Civil, são intensificadas, pois o consumo ilegal de água costuma crescer nesse período. “Algumas fraudes foram encontradas em comércios, condomínios e edifícios, que recebem um maior número de pessoas nesta época do ano. Quando uma pessoa faz uma ligação irregular também pode causar a contaminação, não só da água que está sendo furtada, como também de toda a rede de distribuição. Os chamados “gatos” ainda podem impactar o abastecimento dos municípios, causando a despressurização do sistema, além de vazamentos que podem comprometer o terreno da vizinhança” – pontua Fábio Soares, supervisor de Fiscalização da concessionária.

A população pode contribuir denunciando de forma anônima, atitudes suspeitas ou o próprio responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. “Entendemos o momento difícil da economia e, por isso, oferecemos facilidades para que as pessoas possam se regularizar. Além disso, em apoio à população de baixa renda, temos a Tarifa Social, um benefício concedido à moradores atendidos por algum programa social do governo, permitindo com que as famílias cheguem a ter um desconto de 50% do valor total da tarifa – explica o gerente Comercial da Prolagos, Saimon Moreira.

A Tarifa Social é um programa aprovado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e em vigor desde 2012. Para aderir ao programa o consumidor também deve preencher outros três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; e ter média de consumo anual de 10 m³ de água. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo