O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, nesta quarta-feira (20), uma operação na Região dos Lagos para coibir o exercício ilegal da profissão. A ação foi motivada por uma denúncia de que uma pessoa estaria se passando por corretora de imóveis e oferecendo locações por temporada por meio de um grupo de WhatsApp.
De acordo com o superintendente do Creci-RJ, Marcus Limão, a acusada já havia sido autuada anteriormente, o que caracteriza a reincidência na prática ilegal. “Diante desse histórico, estamos encaminhando o caso ao Ministério Público para as providências cabíveis”, afirmou.
A operação contou com o apoio das Polícias Civil e Militar. Segundo os fiscais envolvidos, a suspeita se recusou a atender à diligência, alegando que apenas sublocava imóveis que alugava. Por ser estrangeira, o caso também será encaminhado à Polícia Federal em Cabo Frio.
O vice-presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, alertou que casos como esse são recorrentes e reforçou a importância de cautela na hora de fechar negócios imobiliários. “Recomendamos que a sociedade evite contratos realizados exclusivamente por meios digitais e desconfie de valores muito abaixo do mercado”, afirmou. Moura também destacou que golpistas costumam utilizar imagens falsas para atrair vítimas, e que, em caso de fraude, a situação pode resultar em prejuízos financeiros e emocionais irreparáveis.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.