21/04/2025 — 14:01
  (Horário de Brasília)

Creci-RJ combate exercício ilegal de corretagem da profissão e aplica 533 autuações na Região dos Lagos

Cidades com maior número de autuações foram Cabo Frio (95), São Pedro da Aldeia (64) e Saquarema (34)

Compartilhe

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) tem intensificado sua atuação no combate ao exercício ilegal da profissão na Região dos Lagos. Em 2024, agentes da fiscalização percorreram diversos municípios da região, resultando na autuação de 533 contraventores.

As cidades com maior número de autuações foram Cabo Frio (95), São Pedro da Aldeia (64) e Saquarema (34). As ações de fiscalização ocorrem em diversos locais, como imobiliárias, estandes de vendas, loteamentos e feiras de imóveis, sempre com o objetivo de garantir a segurança das operações imobiliárias e o cumprimento das normas vigentes.

O trabalho dos fiscais não se limita às autuações. Eles também retornam aos locais anteriormente notificados para verificar se as irregularidades foram corrigidas. “Nosso objetivo é proteger tanto a sociedade quanto os profissionais que atuam de maneira correta”, afirma o fiscal Ivan Rodrigues.

O superintendente do Creci-RJ, Marcus Limão, destaca a importância da participação da sociedade nas denúncias: “Percebemos que a sociedade é nossa parceira e a classe profissional reconhece nosso esforço, por isso é tão importante mostrarmos nossos números. A todo momento estamos tirando de circulação muitos ilegais, ou seja, pessoas que se passam por corretores de imóveis e aplicam golpes no mercado imobiliário, causando uma série de prejuízos financeiros e emocionais a diversas pessoas. Denuncie! Nossa fiscalização é ativa.”

Além das autuações, o Creci-RJ tem desenvolvido diversas ações em conjunto com outros órgãos, como a Secretaria de Segurança Pública, as Polícias Civil e Militar e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). O objetivo é unir esforços no combate a irregularidades e garantir a segurança jurídica das transações imobiliárias.

Outra importante iniciativa do Creci-RJ é o trabalho de conscientização realizado por meio da van itinerante. Somente no primeiro semestre de 2024, o veículo percorreu 7.367 quilômetros em 42 localidades, incluindo bairros da cidade do Rio de Janeiro e municípios como Niterói, Valença, Vassouras, Xerém, Petrópolis, Resende, Maricá, Itaguaí, Cordeiro, Macaé, Campos dos Goytacazes e Magé.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias