Em uma ação de combate às irregularidades no mercado imobiliário, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou uma extensa operação de fiscalização na Região dos Lagos entre terça (21) e sexta-feira (24). A iniciativa resultou em 69 autuações por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e três notificações a empreendimentos imobiliários que anunciavam sem o devido registro de incorporação.
Saquarema foi o município com o maior número de autuações, seguido por Araruama, Cabo Frio, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. As equipes de fiscalização do Creci-RJ visitaram imobiliárias, estandes de vendas, loteamentos e outros locais onde ocorriam transações imobiliárias, com o objetivo de verificar a regularidade das atividades.
Segundo Marcus Limão, Superintendente do Conselho, as imobiliárias que facilitam o exercício ilegal da profissão também são responsabilizadas e autuadas. “É importante destacar que o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis prejudica tanto os consumidores quanto os profissionais legalmente habilitados”, afirmou.
O presidente do Creci-RJ, João Eduardo Corrêa, ressaltou a importância da transparência e da parceria com a sociedade no combate a essas irregularidades. “As denúncias da população são fundamentais para o nosso trabalho. Ao atuarmos de forma rigorosa, protegemos os consumidores de possíveis fraudes e garantimos a segurança jurídica nas transações imobiliárias”, disse.
Além das autuações, o Creci-RJ também desenvolve ações de conscientização, como a utilização de uma van itinerante que percorre diversas cidades do estado, levando informações sobre a importância de contratar um corretor de imóveis legalmente habilitado.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.