21/04/2025 — 18:15
  (Horário de Brasília)

Creci-RJ autua 69 pessoas por exercício ilegal de corretagem de imóveis na Região dos Lagos

Operação de fiscalização realizada na última semana resultou, ainda, em três empreendimentos imobiliários notificados sem registro da incorporação

Compartilhe

Em uma ação de combate às irregularidades no mercado imobiliário, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou uma extensa operação de fiscalização na Região dos Lagos entre terça (21) e sexta-feira (24). A iniciativa resultou em 69 autuações por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e três notificações a empreendimentos imobiliários que anunciavam sem o devido registro de incorporação.

Saquarema foi o município com o maior número de autuações, seguido por Araruama, Cabo Frio, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. As equipes de fiscalização do Creci-RJ visitaram imobiliárias, estandes de vendas, loteamentos e outros locais onde ocorriam transações imobiliárias, com o objetivo de verificar a regularidade das atividades.

Segundo Marcus Limão, Superintendente do Conselho, as imobiliárias que facilitam o exercício ilegal da profissão também são responsabilizadas e autuadas. “É importante destacar que o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis prejudica tanto os consumidores quanto os profissionais legalmente habilitados”, afirmou.

O presidente do Creci-RJ, João Eduardo Corrêa, ressaltou a importância da transparência e da parceria com a sociedade no combate a essas irregularidades. “As denúncias da população são fundamentais para o nosso trabalho. Ao atuarmos de forma rigorosa, protegemos os consumidores de possíveis fraudes e garantimos a segurança jurídica nas transações imobiliárias”, disse.

Além das autuações, o Creci-RJ também desenvolve ações de conscientização, como a utilização de uma van itinerante que percorre diversas cidades do estado, levando informações sobre a importância de contratar um corretor de imóveis legalmente habilitado.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias