12/08/2025 — 22:33
  (Horário de Brasília)

“Creche na Coxia – 45 anos em cena” celebra a história do grupo teatral mais antigo de Cabo Frio

Projeto contará com apresentações para escolas municipais e exposição inédita, a partir da próxima segunda (18)

Compartilhe

O grupo teatral cabo-friense Creche na Coxia volta aos palcos para celebrar seus 45 anos de sua história a partir da próxima segunda (18). A companhia é a mais antiga em atividade na cidade e coleciona memórias, inúmeros prêmios e faz parte intrinsecamente da história de atores, atrizes e toda cadeia cênica de Cabo Frio. A celebração contará com apresentações gratuitas de espetáculos e uma exposição inédita.

As apresentações serão feitas especialmente para turmas da rede municipal de ensino. Dois espetáculos do repertório do grupo foram escolhidos: “A Flor do Cerrado”, com direção de Silvana Lima, na próxima segunda (18) e terça (19), às 9h30 e às 14h, consecutivamente, no Teatro Quintal; e “Entrecontos”, de Tânia Arrabal, no dia 22, às 10h e 14h, na Casa de Artes Usina4.

“As apresentações serão para os alunos de escolas municipais, para que as novas gerações conheçam um pouco do Creche na Coxia. Após os espetáculos, atores e equipe se juntam para um bate-papo com os alunos, para que eles possam perguntar o que quiserem para nós”, explica Silvana Lima.

Além das sessões teatrais, entre os dias 3 e 7 de setembro, a exposição “Creche na Coxia 45 anos em cena” reunirá pela primeira vez fotografias, cartazes, figurinos, troféus – mais de cem prêmios conquistados em festivais nacionais – e material cênico de espetáculos que marcaram as mais de quatro décadas de história da companhia. A entrada será gratuita no Teatro Quintal com sessões entre 9h e 12h e 14h e 17h.

“Com este projeto, o Creche na Coxia reafirma seu compromisso com a propagação da arte e a valorização da memória cultural da cidade, aproximando o público da rica trajetória de um grupo que há quase meio século inspira, emociona e forma plateias”, comenta Tânia Arrabal.

O Creche na Coxia é o grupo mais antigo da cidade e continua ativo, produzindo espetáculos e ainda conta com duas de suas fundadoras produzindo: Silvana Lima e Tânia Arrabal.

“A celebração dos 45 anos do Creche é importante para o cenário cabo-friense pois reforça a identidade cultural local, já que o nosso grupo é especialista em encenar temas regionais, contribuindo para a valorização e o reconhecimento das diferentes culturas e tradições presentes na cidade”, apontam Silvana e Tânia.

O projeto “Creche na Coxia – 45 anos em cena” conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura de Cabo Frio, através da Política Nacional Aldir Blanc no edital municipal de Apoio às Companhias Artísticas.

Sinopse dos espetáculos:

“A Flor do Cerrado”, de Silvana Lima, é um texto premiado pela FUNARTE em 2006. Ele conta a história de Tadeu e Sofia, dois jovens que são apaixonados, mas não podem se casar porque ele é cristão e ela é mouro. A história se passa no cerrado e tem como pano de fundo a festa das Cavalhadas, representações teatrais populares, de origem portuguesa, que retratam as batalhas entre mouros e cristãos.
Para conquistar o amor de Sofia, Tadeu precisa levar para ela a flor alamanda do cerrado, mas, encontra no seu caminho um empecilho: a coruja do mato. O espetáculo conta com seis atores e seis músicos em cena que executam oito músicas ao vivo.

“Entrecontos” é um trabalho de teatralização de histórias onde a atriz se perfila no limiar das duas vertentes: teatro de atores com formas animadas e bonecos. O espetáculo mostra uma boneca que tenta fugir das páginas de um livro infantil da biblioteca por estar cansada de aguardar o público leitor que faz a opção pelos entretenimentos eletrônicos. Porém, a bibliotecária a pressiona desafiando-a para que se lembre de pelo menos 3 histórias em que ela foi protagonista. Tudo se resolve no decorrer desses contos que são feitos pelos bonecos que a acompanharam escondidos na sua sacola ao deixar a biblioteca.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias