A Creche Municipal Nair Felix de Andrade Leite foi inaugurada na última quinta-feira (28), no bairro Rua do Fogo, em São Pedro da Aldeia. A cerimônia reuniu moradores, famílias, autoridades municipais, profissionais da Educação e lideranças comunitárias.
Durante o evento, famílias acompanharam a entrega da unidade, que vai ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil para moradores da localidade. A abertura da solenidade contou com a apresentação de crianças integrantes do Projeto Latom, banda da Rua do Fogo formada por instrumentos produzidos com materiais reutilizados.
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), falou sobre a entrega da unidade para a população.
“Ver a comunidade participando dessa forma demonstra o quanto essa obra era esperada. A educação transforma vidas e estamos entregando um espaço moderno, seguro e preparado para receber nossas crianças com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento delas”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Danielle Corrêa, também comentou a inauguração.
“A presença das famílias nesta inauguração mostra o significado dessa conquista para a Rua do Fogo. Esta creche representa mais oportunidades para as crianças, mais tranquilidade para os responsáveis e o fortalecimento do compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade”, destacou.
Moradora da Rua do Fogo, Rebeca Aguilar matriculou o filho de 1 ano e 9 meses na nova unidade. Sua filha de oito anos estuda na Escola Municipalizada Pequiá.
“É um avanço muito grande para a Educação e para as mães, que assim como eu, precisam que os filhos criem uma rotina e tenham um ambiente seguro para darem os primeiros passos. É um ponto muito positivo para nossa comunidade da Rua do Fogo e para o desenvolvimento dos nossos filhos. A estrutura da creche está fantástica, que vai atender aos nossos pequenos de forma avançada e eu estou encantada”, comentou.
Também participaram da cerimônia integrantes do secretariado municipal, os filhos de Nair Felix — Nádia Pereira, Ilner Pereira e Wagner Freitas —, o presidente da Câmara Municipal, Jean Pierre, o vice-presidente José Victor Coutinho e os vereadores Márcio Soares, Moisés Batista, Pedro Abreu, Mislene da Conceição e Fernando de Souza.
A creche está localizada na Rua Antônio Machado e possui 890,73 metros quadrados de área construída em um terreno de 1.600 metros quadrados. O espaço conta com cinco salas de aula, sala multiuso e estrutura voltada ao atendimento de alunos e profissionais.
A unidade foi construída com base em projeto federal e dispõe de iluminação e ventilação natural. O prédio atende às normas de acessibilidade da ABNT 9050 e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças nos turnos da manhã e da tarde.























