Foi reinaugurado, nesta terça-feira (21), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, de Jaconé, em Saquarema. O equipamento foi entregue à população do bairro em cerimônia realizada a partir das 17h30, na Rua 22, Lote 16, Quadra 2.229, endereço da nova unidade.
Porta de entrada para a assistência social e localizado, prioritariamente, em áreas de maior vulnerabilidade social, o CRAS oferece diversos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e com a comunidade. O CRAS de Jaconé, que recebeu o nome de Rita de Cássia de Mattos Guerra Mello, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A unidade revitalizada, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os cidadãos também receberão orientação sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e nos municípios. Haverá atendimentos às famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
A prefeita Manoela Peres (PL) comemorou a reinauguração do CRAS durante o evento, mencionando que sua ampliação é de extrema importância para a população.
“Este novo CRAS foi reformado e ganhou nova estrutura com acessibilidade. Agora, a população terá um local com mais conforto e qualidade nos serviços. Com a ampliação desta unidade assistencial, aumentaremos a capacidade de atendimento e a cobertura social em nossa cidade, para atender melhor o cidadão. Atualmente, 6.000 referenciados estão sob a responsabilidade do CRAS de Jaconé que também atende aos bairros de Coqueiral, Barra Nova e Boqueirão”, disse a prefeita.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).