O nome do Claudio Castro, que é próximo da família Bolsonaro, foi retirado após discussões em reunião secreta para fechar um acordo sobre a lista de requerimentos
A CPI da Covid no Senado aprovou nesta quarta-feira a convocação do ex-governador do Rio Wilson Witzel e de governadores de nove estados para prestarem depoimento na comissão. O critério usado para a escolha foi selecionar todos os estados que são ou foram alvo de investigação da Polícia Federal. O governador do Rio Claudio Castro não foi convocado. A comissão também chamou a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.
Estão na lista:
- Wilson Lima (AM)
- Helder Barbalho (PA)
- Ibaneis Rocha (DF)
- Mauro Carlesse (TO)
- Carlos Moises (SC)
- Daniela Reinehr (vice-governadora de SC)
- Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR)
- Waldez Góes (AP)
- Marcos José Rocha dos Santos (RO)
- Wilson Witzel (ex- governador do RJ)
- Wellington Dias (PI)
A convocação de governadores, defendida pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), virou foco de divergência nos bastidores entre os senadores independentes e da oposição, que são maioria no colegiado. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), consideram que a apuração vai desviar o foco do governo federal. Eles também argumentam que não faz sentido trazer representantes de estados que já são alvo de operações da PF.
O nome do Claudio Castro, que é próximo da família Bolsonaro, foi retirado após discussões em reunião secreta para fechar um acordo sobre a lista de requerimentos. O argumento é que ele não estava no cargo durante as operações da Polícia Federal. A deliberação sobre convocação de prefeitos ficou para outro momento. Já Reinehr ficou no cargo de governadora de Santa Catarina interinamente por dois momentos ao longo da crise sanitária, quando o titular Moises foi afastado durante dois processos de impeachment.
A comissão também aprovou nesta quarta-feira que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, fosse convocados novamente a prestarem depoimento.
*Com informações dO Globo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.