Covid-19/ Rio das Ostras inicia aplicação da quarta dose da vacina

Imunização acontece a partir da próxima segunda-feira (4), para pessoas com 80 anos ou mais

270

A partir de segunda-feira (4), Rio das Ostras inicia, por recomendação do Ministério da Saúde, a administração da quarta dose da vacina -ou segundo reforço – contra a Covid-19, para pessoas com 80 anos ou mais. A imunização acontecerá no polo Iate Clube Rio das Ostras, no Centro, das 8h às 16h.

Para receber a vacina é necessário apresentar além da documentação de identificação, CPF ou Cartão do SUS, o comprovante de vacinação com a descrição das doses anteriores.

A nova aplicação é recomendada quatro meses após a dose de reforço. Se o idoso estiver com alguma outra dose em atraso, ele deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos referentes à vacina recebida.

Emanuele Valente, enfermeira e Chefe da Divisão de Imunização, destacou a importância do segundo reforço para essa faixa etária.

“Alguns estudos têm demonstrado a redução da efetividade das vacinas contra o coronavírus a partir de três a quatro meses de sua aplicação e de maneira mais pronunciada após cinco meses. A redução da efetividade das plataformas vacinais em idosos pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico. Portanto, é importante aderir a recomendação do Ministério da Saúde e receber o segundo reforço da vacina contra a Covid-19, garantindo assim a melhor proteção contra a doença”, destacou Emanuele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui