InícioSaúdeCovid-19Covid-19 deixa de ser emergência de saúde pública, afirma OMS

Covid-19 deixa de ser emergência de saúde pública, afirma OMS

A entidade destaca avanços na imunização e redução de casos, mas alerta para a continuidade da ameaça à saúde global


Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não é mais considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional, após mais de três anos de pandemia. A entidade classifica agora o vírus como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS vinha se reunindo periodicamente desde março de 2020 para avaliar o impacto global da doença. Durante a última sessão deliberativa, iniciada na quinta-feira (4), os membros do comitê observaram a diminuição das mortes por Covid-19, a redução das hospitalizações e internações em UTIs causadas pelo vírus e o aumento da imunidade da população.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou o fim da Covid-19 como emergência sanitária global, após aceitar a recomendação do comitê. No entanto, ele ressaltou que a doença ainda representa uma ameaça global à saúde: “Na semana passada, a covid-19 tirava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais temos conhecimento”.

Segundo dados da OMS, até agora, foram confirmados 765,2 milhões de casos de covid-19 no mundo, com quase 7 milhões de mortes registradas. A organização também informa que 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram aplicadas em todo o planeta.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo