back to top
24/11/2024 — 04:49
  (Horário de Brasília)

Covid-19 deixa de ser emergência de saúde pública, afirma OMS

A entidade destaca avanços na imunização e redução de casos, mas alerta para a continuidade da ameaça à saúde global

Compartilhe


Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Covid-19 não é mais considerada uma emergência em saúde pública de importância internacional, após mais de três anos de pandemia. A entidade classifica agora o vírus como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS vinha se reunindo periodicamente desde março de 2020 para avaliar o impacto global da doença. Durante a última sessão deliberativa, iniciada na quinta-feira (4), os membros do comitê observaram a diminuição das mortes por Covid-19, a redução das hospitalizações e internações em UTIs causadas pelo vírus e o aumento da imunidade da população.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou o fim da Covid-19 como emergência sanitária global, após aceitar a recomendação do comitê. No entanto, ele ressaltou que a doença ainda representa uma ameaça global à saúde: “Na semana passada, a covid-19 tirava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais temos conhecimento”.

Segundo dados da OMS, até agora, foram confirmados 765,2 milhões de casos de covid-19 no mundo, com quase 7 milhões de mortes registradas. A organização também informa que 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram aplicadas em todo o planeta.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo