Já está disponível em Búzios, para pessoas portadoras de Imunodeficiência primária grave (imunocomprometidas) com 18 anos ou mais, a terceira dose de reforço, chamada 5ª dose, para os que tenham tomado a quarta dose há pelo menos quatro meses. Cada UBS tem um dia fixo para vacinação, e o munícipe precisa levar cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Exemplos de Imunodeficiência primária grave são: quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco; hematopoiécas (TCTH); uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; V -Uso de corcóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias; doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Além de pessoas imunocomprometidas, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua vacinando contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Clínica da Família todos que precisam completar o esquema vacinal para imunização ao vírus.
Apesar de Búzios manter índices baixos de contaminação pelo vírus, o número de contaminados teve um aumento no país nas últimas semanas, e é importante que a população esteja imunizada. O Ministério da Saúde (MS) lembra que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de três anos de idade ou mais.
Escala por UBS
• Terça: José Gonçalves, João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro)
• Quarta: Lilson M de Souza (Cem Braças), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa), Dr° Paulo Acherman (Ferradura), Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)
• Quinta: Benildo Motta (São José), Gregório A de Oliveira (Capão), Francisco Haroldo Ceravolo (Brava)
• Sexta: Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)
Horários
Com exceção das UBS Lilson M de Souza, em Cem Braças, Olavo da Costa, na Vila Verde, e Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), que, por conta do programa de horário estendido, é de 8h às 19h, as demais Unidades realizam a vacinação das 9h às 16h.