Remarcado devido ao mau tempo da semana passada, o cortejo de bloco afro do projeto “Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar” acontece neste sábado (1°), às 16h, no Canto da Praia do Forte, em Cabo Frio.
Após meses de oficinas e de preparação musical e corporal, o coletivo apresentará ao público os toques e passos característicos de diversas manifestações como Jongo; Afoxé; Maracatu de baque virado e Ciranda de Pernambuco, em reverência à Mestra Lia de Itamaracá (PE). No repertório, pontos, loas e cantigas ligadas à Oyá, e a corte composta de representatividades relacionadas ao orixá.
O cortejo será uma celebração à Oyá, orixá do panteão Iorubá, com a participação de integrantes do Tambor de Iaiá, grupo de percussão afro-brasileira para mulheres mantido pelo GRIOT ; e de outros coletivos, artistas e agentes culturais negros, de dentro e fora da Região dos Lagos, como o Afoxé Fiderioman, de São Pedro da Aldeia, e a bailarina e coreógrafa Aninha Catão, uma das maiores referências em dança afro do país.
As coreografias e tambores são da Mestra Marcia Fonseca, a qual é a produtora executiva e responsável técnica pelo projeto, além de idealizadora e responsável técnica pelo Coletivo GRIOT.
Além do cortejo, a iniciativa cultural oferece ao público uma programação gratuita com outras atividades, tais como palestra, oficinas e apresentações sempre inovadoras, com a observância à diversidade, com estratégias de acessibilidade e de democratização do acesso à cultura. As datas das próximas atividades serão divulgadas posteriormente.