15/01/2025 — 07:59
  (Horário de Brasília)

Cortejo de bloco afro do projeto ‘Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar’ acontece neste sábado (1) em Cabo Frio

Atividade, realizada pelo Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, acontece no Canto da Praia do Forte, às 16h

Compartilhe

Remarcado devido ao mau tempo da semana passada, o cortejo de bloco afro do projeto “Labalábá Òkun – Tambores para Iaiá à Beira-Mar” acontece neste sábado (1°), às 16h, no Canto da Praia do Forte, em Cabo Frio.

Após meses de oficinas e de preparação musical e corporal, o coletivo apresentará ao público os toques e passos característicos de diversas manifestações como Jongo; Afoxé; Maracatu de baque virado e Ciranda de Pernambuco, em reverência à Mestra Lia de Itamaracá (PE). No repertório, pontos, loas e cantigas ligadas à Oyá, e a corte composta de representatividades relacionadas ao orixá.

O cortejo será uma celebração à Oyá, orixá do panteão Iorubá, com a participação de integrantes do Tambor de Iaiá, grupo de percussão afro-brasileira para mulheres mantido pelo GRIOT ; e de outros coletivos, artistas e agentes culturais negros, de dentro e fora da Região dos Lagos, como o Afoxé Fiderioman, de São Pedro da Aldeia, e a bailarina e coreógrafa Aninha Catão, uma das maiores referências em dança afro do país.

As coreografias e tambores são da Mestra Marcia Fonseca, a qual é a produtora executiva e responsável técnica pelo projeto, além de idealizadora e responsável técnica pelo Coletivo GRIOT.

Além do cortejo, a iniciativa cultural oferece ao público uma programação gratuita com outras atividades, tais como palestra, oficinas e apresentações sempre inovadoras, com a observância à diversidade, com estratégias de acessibilidade e de democratização do acesso à cultura. As datas das próximas atividades serão divulgadas posteriormente.

Kauã Barreto
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo