A segunda edição da Copa Internacional de Kitesurf começou nesta sexta-feira (25), em Araruama. O início da competição foi às 10h, na lagoa de Araruama, na Pontinha do Outeiro, e se estenderá até as 17h. O torneio continuará até o domingo (27).
Dentre as classes participantes estão a Fórmula Kite Foil Olímpico; Kite Tubular Hydrofoil; o Kiteboard Bi-direcional Race e Kiteboard Bi-direcional Freestyle.
Logo após as regatas, o público poderá conferir embarcações de diferentes classes da Vela, que também farão um belo festival no mar, com as classes: ILCA (Laser); Dingue; Hobie Cat 14; Hobie Cat 16; Bico de Proa.
Para a organização do evento, o esporte aquático tem ganhado cada vez mais adeptos, não só no Brasil, como em todo mundo, e levar uma das etapas do Kitesurf para a região dos Lagos, juntamente ao Festival de Vela é uma forma de estimular ainda mais os dois esportes, como impulsionar o turismo e o fomento da economia no município.
De acordo com o Diretor de Prova, George Vagner, o Brasil possui grandes talentos no esporte. “Acredito que a interação entre atletas que são referência no mundo kitesurf, vão elevar o campeonato bem como contribuir para o fortalecimento do cenário nacional”, conta.
E, a expectativa de que bons ventos soprem é de todos os envolvidos. Incluindo, o atleta Bruno Lobo, que conquistou sua vaga para as Olimpíadas de Paris, durante o Mundial de Vela, disputado em Haia, na Holanda. Ele, que alcançou o índice estabelecido pela CVela para os jogos, fará a estreia olímpica da classe Formula Kite na capital francesa. Mas, antes disso, participará do campeonato em Araruama, que para ele é importante não só pelas boas condições climáticas, ou por ser um paraíso para o kitesurf, mas, também, pelo alto nível técnico que a prova confere, sendo um importante treino em sua campanha olímpica.
“Estou confiante, focado e com muita vontade, fazendo o meu melhor para levar a bandeira do Brasil no lugar mais alto do podium”, conta.
Considerada uma das favoritas dos esportistas de todo Brasil e do mundo, a Laguna de Araruama é uma das melhores raias para a prática do esporte. E por isso foi o local escolhido para sediar a Copa. Com 160 km de extensão, os ventos podem chegar a até 17 km/h.
São esperados mais de 120 atletas durante os dias de competição. Dentre eles, Bruno Lobo, campeão brasileiro e integrante da equipe brasileira de vela.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).