back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioCulturaConselheiros de Cultura são empossados em São Pedro da Aldeia 

Conselheiros de Cultura são empossados em São Pedro da Aldeia 

Representantes da sociedade civil e da gestão pública foram diplomados em cerimônia na Casa da Cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), órgão que promove o diálogo, a fiscalização e a discussão de políticas públicas, agora está em pleno funcionamento em São Pedro da Aldeia. A Secretaria Municipal de Cultura realizou na ultima quinta-feira (18), na Casa da Cultura, a cerimônia de posse dos novos conselheiros, titulares e suplentes, eleitos e nomeados durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Os conselheiros, integrantes da gestão pública e da sociedade civil, terão um mandato de dois anos, renovável, uma vez, por igual período, conforme regulamento. 

Durante o evento, os conselheiros foram chamados para a assinatura do termo de posse e recebimento dos certificados, entregues pelo secretário municipal de Cultura, Thiago Marques. Logo após, o secretário parabenizou os novos conselheiros e anunciou as datas das reuniões do órgão: dias 19 de setembro e 17 de outubro, às 18h30.

“Queria enfatizar a importância dessa integração entre a sociedade civil e o poder público, porque é isso que vai fazer com que a gente consiga avançar nas políticas culturais, na nossa vontade de fazer o melhor pela Cultura da nossa cidade. Estaremos sempre de portas abertas a todos os conselheiros, para que possamos estar juntos e trabalharmos juntos em busca de uma cultura mais forte e mais viva. É isso que a gente deseja e essas próximas reuniões serão muito importantes para que a gente possa pensar sobre o regimento e também a eleição da mesa diretora”, destacou. 

Compõem o Conselho Municipal de Política Cultural pela sociedade civil: Gabriella Chaffin e Carolina Lira (titular e suplente da cadeira de Artes Cênicas – Teatro, Circo, Dança e Performance); Diego Feliciano e Felipe Paço (titular e suplente da cadeira de Música); Rogério Veiga e José Luiz Soares (titular e suplente da cadeira de Literatura); Guimar Pereira e Gisele Rangel (titular e suplente da cadeira de artesanato e saberes populares); Flavio Campos Villanova e Nelson Yabeta (titular e suplente da cadeira de Audiovisual, Artes Visuais e Cultura Digital); Marlúcia Soares e Vanessa Dias (titular e suplente da cadeira de Patrimônio Material e Imaterial); Joseane Cristina Rabello e Elson Carvalho (titular e suplente da cadeira de Cultura Indígena e Afro-Brasileira); Roberto dos Santos e Willian Santos (titular e suplente da cadeira Quilombola); e Michael Silva Garcia (titular da cadeira de Cultura LGBTQIA+ e Culturas Inclusivas).  

Pelo governo, integram o órgão os seguintes nomes: Claudia Tinoco e Raquel Guimarães (titular e suplente da Secretaria de Turismo); Aline Arenari e Júlia Freitas (titular e suplente da Secretaria de Esportes); Phelipe Daniel Amorim e Yasmin Lobo (titular e suplente da Secretaria de Fazenda); Gil Valle e Vanusa Arruda (titular e suplente da Secretaria de Agricultura); Lívio Campos e Fernanda Costa (titular e suplente e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos); Rafael Zeca e Marcos Alves (titular e suplente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico); Celiny Travassos e Christian Mello (titular e suplente da Secretaria de Educação); Thiago Marques, Cleise Campos, Giselle Ruiz e Josephane Lima (titulares e suplentes da Secretaria de Cultura). 

Na oportunidade, Thiago também ressaltou algumas das principais ações e avanços alcançados na gestão do prefeito Fábio do Pastel, entre eles a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura, a entrega das obras de conservação da Casa da Flor, o lançamento de novos editais de fomento cultural, a criação de novos equipamentos culturais, a reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa e a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que marcou a eleição e nomeação oficial do Conselho. 

Durante o evento, também foi aberto espaço para a manifestação dos conselheiros presentes. Representando a sociedade civil, o conselheiro titular da cadeira de Literatura, Rogério Veiga, falou ao público.

“É um prazer enorme poder estar ao lado de representantes dos mais diversos segmentos. A expectativa é grande para a retomada das atividades, principalmente com esses novos incentivos fiscais que estão chegando, como a Lei Paulo Gustavo. O Conselho tem, justamente, dentre as suas atribuições pensar em ações e projetos que possibilitem o acesso dos artistas locais a esses recursos. Agora, com o Conselho formado, integrado com a Secretaria Municipal de Cultura, poderemos avançar na diversidade e no acesso a arte para os cidadãos aldeenses. Eu acredito que, assim como eu, todos os demais conselheiros estarão à disposição para somar e, para mim, será uma grande felicidade trabalhar com esse grupo nos próximos dois anos”, disse. 

Lucas Gonçalves
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo