InícioEducaçãoConcursados da Educação de Rio das Ostras são nomeados e assumem vagas...

Concursados da Educação de Rio das Ostras são nomeados e assumem vagas nas escolas

Já começam a chegar às unidades escolares da Rede Municipal mais 152 professores aprovados e classificados no VII Concurso Público de Rio das Ostras. Ainda no início de agosto, a Administração Municipal publicou a Portaria 0664/ 2021, onde fez a chamada nominal dos docentes para assumirem as vagas. São, ao todo, 74 professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e 78 professores do Ensino Fundamental II.

De acordo com o documento, os profissionais tinham 20 dias para tomar posse e apresentar os documentos exigidos, como Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) emitido pelo Médico do Trabalho do Município de Rio das Ostras, Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Situação Cadastral no CPF, Certidão de Quitação Eleitoral, dentre outros.  

“A Administração Municipal tem o compromisso em completar o quadro de concursados e e isso traz maior segurança para o ensino da Rede Municipal. São pessoas capacitadas, que passaram por um concurso público e que, a partir de agora, serão colaboradores que contribuirão para o crescimento da Rede nos próximos anos”, disse o secretário de Educação, Maurício Henriques.

CAPACITAÇÃO – Conforme explica o coordenador do Departamento de Formação Continuada, Thiago Jandre, assim que tomam posse, os novos servidores são convidados por e-mail a se inscrever no curso “Conhecendo a Rede de Rio das Ostras”.  Além de entenderem a configuração dos departamentos da secretaria e dos projetos já desenvolvidos com os alunos, no curso os servidores terão um bloco exclusivo para a apresentação do ensino híbrido no Município. O curso terá início na quarta-feira, 8 de setembro.

ATIVIDADES PRESENCIAIS – As unidades escolares já estão prontas para o retorno das atividades letivas presenciais. Neste primeiro momento, será utilizado o escalonamento. Os alunos se revezarão semanalmente em atividades presenciais e on-line. O mobiliário das salas, que podem receber até 50% do total de estudantes matriculados em cada turma, está devidamente disposto e etiquetado para assegurar que o distanciamento de 1 m a 1,5 m seja respeitado.

Os prédios receberam sinalização para evitar aglomeração e já foram adquiridos diversos equipamentos de proteção para alunos e professores, como máscaras de três camadas e garrafinhas de água de uso individual, além de totens para álcool em gel nos corredores e lixeiras de pé que serão espalhadas pelas escolas.

A datas prevista para o início do ensino híbrido na Educação Infantil (Creches III, IV, Pré I e Pré II) é a segunda-feira, 20 de setembro. Dia 27 de setembro é destinado ao retorno dos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano e EJA – Módulo I) e 4 de outubro para os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano e EJA – Módulo II). As turmas de Creche I e II ainda não têm data definida para retorno presencial e seguem sendo atendidas com atividades educacionais não presenciais.

É importante destacar que os responsáveis ou alunos, se maiores de idade, podem optar pela continuidade dos estudos exclusivamente on-line. Todos devem assinar o “Termo de Opção, Ciência e Responsabilidade”, no qual escolherão o ensino híbrido/escalonado ou apenas remoto. No caso de ensino remoto exclusivo, as atividades podem continuar a ser acessadas na plataforma Evirtu@l Aluno ou ainda retiradas impressas nas escolas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content