As obras de ampliação do cinturão coletor de esgoto no Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia, seguem avançando. Na sexta-feira (18), a Prolagos concluiu uma nova etapa com a implantação de 80 metros de rede de bombeamento utilizando o Método Não Destrutivo (MND), uma tecnologia que permite a instalação de tubulações subterrâneas sem a necessidade de grandes escavações, reduzindo os impactos para o trânsito, o comércio local e a rotina dos moradores.
As frentes de trabalho atuaram parcialmente no período noturno para minimizar os riscos de transtornos. As intervenções foram concentradas, entre segunda e terça-feira (14 e 15), na RJ-140, entre as lojas Amigão e Zooloja, e entre quarta e sexta-feira (16 e 18), nas imediações do canal e da Faetec.
A ampliação do cinturão no Canal do Mossoró é considerada estratégica para a proteção da Lagoa de Araruama. O projeto prevê a instalação de 1,3 quilômetro de rede coletora, 12 captações em tempo seco e uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), com o objetivo de interceptar o esgoto que anteriormente era lançado no canal, garantindo que esse material seja corretamente encaminhado ao sistema de tratamento.
“Com o uso do Método Não Destrutivo, conseguimos executar a obra com mais agilidade e segurança, especialmente em áreas com infraestrutura urbana já consolidada. Além de reduzir o impacto no dia a dia da população, ganhamos eficiência técnica e operacional”, explica Marcos Vinicius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.
Com a conclusão desta etapa da obra, agora, serão implantados os poços de visita (PVs), que são os locais utilizados para vistoria e manutenção da rede. Além disso, será feita a instalação de parte da tubulação e montagem de conjuntos de equipamentos elétricos de bombeamento, painel de proteção e controle automatizado da operação da rede.
A previsão é que o novo sistema comece a operar em agosto. Todo o esgoto coletado por mais este trecho do cinturão será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que recentemente passou por um processo de ampliação e modernização. O investimento no cinturão coletor faz parte dos R$ 450 milhões destinados pela Prolagos para o aprimoramento do sistema de esgotamento sanitário nos cinco municípios da área de concessão.
Intervenções visam ampliar a rede de esgotamento sanitário em São Pedro da Aldeia
Além do Canal do Mossoró, a cidade de São Pedro da Aldeia vem recebendo uma série de outras intervenções importantes da Prolagos para ampliar e modernizar o sistema de esgotamento sanitário. No bairro Camerum, por exemplo, estão em andamento obras de extensão da rede coletora e melhorias no sistema de bombeamento, com a ligação de cerca de 15 imóveis ao sistema da concessionária.
Estão sendo realizadas intervenções também na comunidade quilombola Botafogo. No local, serão construídos mais de sete quilômetros de rede coletora, com a expectativa de beneficiar mais de 500 famílias.
Outras obras foram entregues neste ano, como nos bairros São João, Fluminense e Morro dos Milagres, com a implantação de novas linhas de bombeamento de esgoto para o tratamento. Essas ações fazem parte das ações da concessionária para acompanhar o desenvolvimento urbano da cidade.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.