A Costa do Sol Operadora Aeroportuária encerrou oficialmente suas atividades no Aeroporto Internacional de Cabo Frio no último dia 17 de abril, marcando o término do contrato de concessão que vigorava desde 2001. A empresa comunicou o encerramento por meio de nota oficial nas redes sociais nesta terça-feira (29).
O contrato original, firmado com a Prefeitura de Cabo Frio, passou por sete aditivos de prazo ao longo dos anos. O último, assinado em outubro de 2024, estendeu a concessão até abril de 2025.
A prorrogação foi realizada mesmo após o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) autorizar a abertura de um novo processo licitatório para selecionar uma nova concessionária, após suspender o edital anterior por suspeitas de irregularidades e favorecimentos.
A concessão, avaliada em R$ 1,1 bilhão, previa investimentos na ordem de R$ 150 milhões em infraestrutura, que seguem paralisados enquanto a indefinição se mantém. Representantes do setor turístico local criticaram o edital anterior, alegando que ele priorizava operações offshore, em detrimento do turismo e dos voos comerciais regulares.
Até o momento, não foi divulgada uma nova data para a abertura do processo licitatório.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).