22/10/2025 — 18:19
  (Horário de Brasília)

Comsercaf realiza ação do Outubro Rosa com palestras, serviços de saúde e momento de integração entre servidoras

Evento na sede da autarquia reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

Compartilhe

Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Comsercaf realizou, na manhã desta quarta-feira (22), uma ação especial voltada à conscientização e ao cuidado com a saúde das servidoras. O evento aconteceu na sede da autarquia e contou com café da manhã, palestras, serviços de saúde e atividades de integração, em um ambiente acolhedor e informativo.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Ana Lúcia Mendonça, conduziu uma palestra sobre prevenção, diagnóstico precoce e apoio emocional às mulheres diagnosticadas com câncer.

“Esse movimento tem vários objetivos, e um deles é sensibilizar e conscientizar a população em relação aos cuidados e à prevenção. Quando o diagnóstico é feito no início, as chances de cura chegam a 95%. Outro objetivo é reduzir a mortalidade por esse tipo de câncer, tanto de mama quanto de colo do útero”, destacou Ana Lúcia.

Ela também ressaltou o impacto emocional do diagnóstico e a importância da rede de apoio.

“Quando o médico dá o resultado, a mulher perde o chão, é como se fosse uma sentença de morte. Mas o câncer não é apenas uma questão física, envolve o emocional. Precisamos trabalhar muito isso. A mulher, ao receber o diagnóstico, precisa do apoio da família, dos amigos, de uma rede que a acolha”, completou.

A técnica de segurança do trabalho Érica Abreu também participou da programação, reforçando o papel da prevenção no ambiente de trabalho.

“Esse é o momento de estarmos unidas, falando sobre saúde. Sou técnica de segurança e levo a prevenção de acidentes, mas falar de saúde também é uma forma de prevenção. Busque informação, cuide de si e compartilhe conhecimento”, afirmou.

Durante o evento, uma equipe de nutrição apresentou orientações sobre alimentação saudável como forma de cuidado e prevenção, além disso teve informações sobre o autoexame e o reconhecimento precoce de possíveis nódulos. Também houve orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As servidoras puderam aproveitar ainda serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicose e vacinação, oferecidos durante toda a manhã. Encerrando o encontro, uma aula de alongamento e dança promoveu leveza e bem-estar.

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias