A Búzios Sailing Week de Monotipos teve início nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22) no balneário. Esta edição é considerada histórica por marcar, pela primeira vez, a união dos dois clubes de vela da cidade — o Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) e o Búzios Vela Clube (BVC) — na organização do evento.
As competições começaram em meio ao feriado, com tempo firme e mar favorável. As raias foram divididas entre os dois clubes. No ICAB, velejadores das classes Snipe, 29er, J70 e 420 dominaram as águas. Já no BVC, as disputas envolvem as classes ILCA, Dingue e Wingfoil.

O evento reúne ao todo 106 velejadores competindo no ICAB e outros 49 no BVC, totalizando 155 atletas na água. A distribuição dos barcos por classe ficou da seguinte forma:
- Classe Snipe: 21 barcos
- Classe 29er: 4 barcos
- Classe J70: 9 barcos
- Classe 420: 9 barcos
- Classe Wingfoil (BVC): 17 barcos
- Classe Dingue: 8 barcos
- Classe ILCA: 16 barcos
As regatas seguem acontecendo nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), com provas nos períodos da manhã e da tarde. No domingo (22), último dia de competição, as disputas serão concentradas apenas no turno da manhã.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.