As eleições estão próximas e temos cada vez menos tempo para analisar os candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibiliza uma ferramenta que permite saber se um candidato tem a ficha limpa. Trouxemos para vocês os dados do TSE de todos os candidatos da Região dos Lagos, vamos ver como utilizar o recurso e descobrir as condições de elegibilidade de cada um.
A consulta para descobrir se um candidato tem ficha limpa pode ser feita acessando nossa página das eleições. Confira o passo a passo:
- Acesse a página das Eleições da Região dos Lagos de 2024
- Acesse a página https://eleicoes.rc24h.com.br para consultar as informações sobre os candidatos;
- Escolha a sua cidade para ver um resumo dos cargos que estão em disputa, nós cobrimos as cidades:
- Escolha o cargo a ser analisado
- Selecione o cargo que deseja pesquisar para ter acesso a uma lista com os nomes dos candidatos e informações como nome e coligação, estarão ordenadas alfabeticamente.
- Clique no nome do candidato para saber se ele responde por algum processo ou irregularidade
- Você também pode utilizar a barra de busca para diminuir a lista caso esteja buscando um candidato especifico.
O que significa ter ficha limpa?
A Lei Complementar nº. 135 (2010), conhecida também como “Lei da Ficha Limpa”, tem o objetivo de impedir que candidatos a cargos políticos, condenados em processos criminais em segunda instância — com a ficha suja — cassados ou que tenham renunciado o cargo para evitar a cassação concorram a cargos públicos.
Antes de votar, você pode checar se o seu candidato é ficha limpa, observar dados de doadores e fornecedores de campanhas, limites de gastos e dívidas da campanha, informações de financiamento coletivo e distribuição de recursos, fazer comparativos entre gastos de campanha de candidatos e observar outras estatísticas de candidatura.
Quais informações do candidato podem ser acessadas?
Em qualquer pesquisa, ao clicar sobre o nome de um candidato, você será direcionado para uma página completa com todas as informações pertinentes sobre o candidato, incluindo dados como:
- Situação da candidatura;
- Lista de bens declarados;
- A proposta de governo;
- Informações de eleições anteriores;
- Nome completo, foto e número;
- Redes sociais e sites oficiais do candidato;
- Limite de gastos por turno e composição de coligações;
- Vices, suplentes, certidões e registros necessários para candidatura;
Tais informações estão organizadas para uma fácil leitura.
É importante fazer a checagem online periodicamente até próximo da data das eleições e acompanhar a situação, dados novos são atualizados a cada 60 minutos com dados diretos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atualmente foco meu trabalho no desenvolvimento de sistemas por meio de testes, análises e criação de funcionalidades para Interface Gráfica do Usuário (GUI) ricas em UX Design e Segurança Criptografada.
Possuo graduação em Sistemas de Informação pela UNESA (2017) e pós graduação em User Experience (UX) e Design de Experiências na UNESC.