Começa nesta quinta-feira (18), a partir das 13h, a II Semana da Luta Antimanicomial em Araruama. Com o objetivo de promover a reflexão sobre o lugar dos usuários de saúde mental, o evento gratuito, que acontece na Casa de Cultura, segue até o próximo dia 24 de maio.
A programação conta com uma série de atividades diárias, sempre das 9h às 17h, que incluem desde exposições fotográficas até oficinas de origami.
O dia de abertura será marcado pela exposição fotográfica “Há de enlouquecer sem perder a criatura”, composta por obras criadas pelos próprios usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi).
Durante os dias seguintes, a comunidade poderá participar de apresentações musicais, oficinas de origami, rodas de conversa e peças de teatro. Além disso, serão exibidas ações terapêuticas, como poemas e pinturas, também produzidos pelos usuários do Capsi.
A proposta, de acordo com a Coordenação de Saúde Mental, é enfocar no indivíduo e não na doença, incentivando a sociedade a repensar a forma como se relaciona com os usuários de serviços de saúde mental.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).