InícioPolíticaCOLUNISTA RC24H / "A democracia representativa pode ter falhas, mas é a...

COLUNISTA RC24H / “A democracia representativa pode ter falhas, mas é a única que legitima a vontade geral de uma nação”, diz Davi Souza

O Brasil passou por dois períodos de ditadura cívico-militar que jamais devem ser motivos de orgulho. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas instituiu um Estado de Sítio sob a justificativa de uma ameaça comunista. Elaborou uma Constituição sem qualquer direito político, perseguiu líderes como Luis Carlos Prestes e Olga Benário, sendo esta deportada aos campos de concentração na Alemanha, onde foi assassinada.

Já entre 1964 e 1979, sob a mesma justificativa de uma ameaça comunista, o governo de João Goulart foi interrompido com apoio de setores civis e políticos eleitos. Esperava-se um retorno rápido para a democracia, mas os militares tomaram as rédeas do golpe e instituíram o Ato Institucional número 1, alternando no poder durante quinze anos. O Estado de Sítio também estava presente, retirando o poder de governadores e prefeitos e concentrando no ‘presidente’. Pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas. Tal como hoje, grupos insistiram em uma ameaça comunista inexistente.

A democracia representativa pode ter falhas, mas é a única que legitima a vontade geral de uma nação, mesmo que essa vontade eleja presidentes que comemoram uma ditadura.

*Davi Souza é empresário, vereador pelo PDT e líder de governo na Câmara de Cabo Frio

Letycia Rocha
Pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content