16/10/2025 — 19:41
  (Horário de Brasília)

Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, abre inscrições para oficinas gratuitas de percussão para mulheres

O projeto "N'GOMA IAIÁ!" oferece uma série de atividades itinerantes de formação cultural que começam neste sábado (18). As inscrições são feitas pelo WhatsApp. Confira na matéria

Compartilhe

O Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, está com inscrições abertas para oficinas de percussão para mulheres e outras atividades itinerantes de formação cultural que compõem o “N’GOMA IAIÁ”, novo projeto do grupo, que atua desde 2008 na região, com ações de antirracismo, identidade e visibilidade da cultura afro-brasileira. As atividades são todas gratuitas.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público n° 04/2025, com recurso da Lei Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022), Governo Federal, Ministério da Cultura, lançado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na categoria Formação Cultural.

O ciclo de atividades itinerantes de formação cultural começa neste sábado (18), com a realização das oficinas de percussão afro-brasileira feminina e de bonecas Abayomi (“presente precioso”, em iorubá), no bairro Monte Alegre, e vai até junho do ano que vem, com um série de oficinas e dinâmicas, que culminam com um cortejo afro no Canto da Praia do Forte, previsto para 31 de maio de 2026.

Além das atividades pontuais, em locais periféricos do município, o calendário prevê a realização de oficinas regulares no Espaço Griot, no Centro: às segundas-feiras, a partir de 3 de novembro, de percussão afro-brasileira feminina; e às quintas, a partir de 6 de novembro, de dança afro-brasileira, sempre das 19h às 20h30. A duração das oficinas regulares é de seis meses, com previsão de término em maio do ano que vem.

“O projeto é uma forma importante de levar essa formação cultural, que é tão discriminada na sociedade, de forma mais ampla. A gente vai trabalhar com os terreiros, nas escolas, e na periferia de Cabo Frio. Essa forma ampla de trabalhar a formação cultural visa atrair mulheres e pessoas que se identificam com a proposta”, destaca a diretora-geral do projeto e do Coletivo GRIOT, professora e Mestra Márcia Fonseca.

As interessadas podem se inscrever e pedir informações pelo WhatsApp (22) 99953-1204. O calendário de atividades também está disponível pelo link https://drive.google.com/file/d/1NIC0Z_PrF2qfKX90dL5rHsB5_jdZNRJ6/view?usp=drivesdk e nas redes do Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT: @griot_cabofrio e @tambordeiaia_griot.

O projeto “N’GOMA IAIÁ!” tem o apoio da Tenda Espírita Caboclo Nazareth – Casa de Caridade Maria Mulambo; da Feira Cultural e Afroempreendedora Bandaras; da Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj); e da Rede das Pretas.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias