A comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cabo Frio, coronel Andreia, e o futuro Secretário de Ordem Pública, Tenente-Coronel Leandro, apresentaram na tarde desta segunda-feira (30) as estratégias de segurança para o Réveillon no município. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa com veículos de comunicação da região.
Durante o encontro, a coronel destacou que o planejamento prevê um reforço de 400 policiais militares, 65 viaturas e 85 guardas civis municipais para garantir a segurança de moradores e turistas. Ela também contou que a operação inclui bloqueios estratégicos, pontos de revista e o uso de tecnologia avançada, como câmeras com reconhecimento facial e drones para monitoramento aéreo. Um caminhão equipado com acesso em tempo real às câmeras da Central de Operações Policiais (COP) será usado como base de coordenação das ações.
Os pontos de revista serão instalados na Avenida Macário Pinto Lopes, na Rua Ismar Gomes de Azevedo com a Rua Urano, na Rua 13 de Novembro com a Rua Tamoios, na Avenida Nilo Peçanha com a Rua Tamoios e na Avenida Hilton Massa com a Rua Antônio Feliciano de Almeida. Já os bloqueios ocorrerão na Rua Tamoio com a Rua Francisco Mendes e em uma via projetada em direção ao Lido.
Nesta terça-feira (31), além do efetivo terrestre, haverá apoio do Grupamento Aeromóvel, do Batalhão de Ação com Cães e do Batalhão de Polícia de Choque. O policiamento será realizado por viaturas, quadriciclos, bicicletas, motopatrulhas e patrulhamento a pé em áreas marítimas e lagunares. A coronel destacou a integração das forças de segurança com a equipe de transição da prefeitura para garantir o cumprimento das medidas.
Durante a coletiva, o Tenente-Coronel Leandro reafirmou as diretrizes do “choque de ordem” proposto pelo prefeito eleito Dr. Serginho, com foco na organização do uso dos espaços públicos e na valorização dos trabalhadores locais. Entre as principais mudanças estão a limitação do número de guarda-sóis por barraqueiro e a proibição do fornecimento de mesas, cadeiras e guarda-sóis por ambulantes e carrinhos, medida que ficará restrita aos barraqueiros autorizados. O uso de caixas de som também será proibido.
O futuro secretário também reforçou a informação de que licenças irregulares serão revogadas, com novos critérios para autorizações. Após o fim da alta temporada, será iniciado um processo de padronização das barracas e programas de qualificação obrigatórios para trabalhadores das praias, com base em estudos de capacidade ambiental e estrutural de cada local.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).