Início Covid-19 COLAPSO?/Vereadores de São Pedro da Aldeia decidem antecipar período de exumação de...

COLAPSO?/Vereadores de São Pedro da Aldeia decidem antecipar período de exumação de corpos do cemitério municipal

Prefeitura tranquiliza moradores e afirma que decisão foi tomada de forma preventiva, para evitar um possível colapso nos serviços devido ao aumento de óbitos em decorrência da pandemia. Apesar das dificuldades do espaço, os sepultamentos estão acontecendo regularmente, sem filas de espera

Durante uma sessão extraordinária, realizada nesta terça-feira (27), os vereadores de São Pedro da Aldeia decidiram pela diminuição do período de exumação de corpos no cemitério municipal. A diminuição do tempo de permanência dos restos mortais de três para dois anos deixou os aldeenses apreensivos com um possível colapso funerário.  

A medida foi aprovada em primeira sessão por sete dos oito vereadores. Fernando Mistura (REP) foi o único a votar contra a pauta, que foi finalizada na sessão ordinária desta quinta (29). A preocupação surgiu porque o cemitério já sofreu colapsos antes e, com a atual demanda de mortes causada pela pandemia do Covid-19, o espaço está diminuindo.  

Apesar do susto, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia tranquilizou os moradores e informou que está conseguindo atender a demanda e, mesmo com dificuldades do espaço, os sepultamentos estão acontecendo regularmente, sem filas de espera.

Ainda de acordo com o Governo Municipal, a medida de diminuição do período de exumação foi tomada de forma preventiva, para evitar um possível colapso nos serviços devido ao aumento de óbitos em decorrência da pandemia. 

Quanto à capacidade geral do cemitério municipal, a prefeitura informou que esta é uma demanda antiga, agravada pelo momento atual de pandemia. O espaço não acompanhou o crescimento da cidade ao longo dos anos, nem mesmo recebeu as manutenções e ampliações necessárias pelas as gestões anteriores. “A atual gestão estuda novas medidas para que o local atenda à população aldeense com a qualidade e respeito que merece”.

 A administração municipal informou também que um novo cemitério particular conveniado à prefeitura está em fase de construção. O espaço destinará 3 mil áreas de enterro para uso gratuito do município.

“A prefeitura destaca, ainda, que lamenta a perda de cada vida e se solidariza com os familiares, reafirmando que está empreendendo todos os esforços para salvar vidas neste momento de pandemia”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content