No último domingo (14), moradores do bairro Madressilva, em Saquarema, encontraram uma cobra jararaca de quase um metro entre os brinquedos de uma criança na varanda de casa. A Guarda Ambiental da cidade foi acionada para lidar com a situação.
A solicitação de socorro foi feita por um morador do bairro, que relatou a presença da serpente no quintal. Segundo informações da Guarda Ambiental, chegando ao local, os agentes encontraram uma jararaca jovem, uma serpente peçonhenta, com 57 centímetros de comprimento.
Não há informações sobre a idade da criança, entretanto, o animal estava no meio de brinquedos para pequenos de até sete anos.
Ainda de acordo com a Guarda Ambiental, a jararaca é uma espécie muito comum na região, principalmente por ser um bairro próximo de vegetação. Contudo, causou estranheza o encontro do réptil nesta época, pois não é período de reprodução.
O animal foi resgatado e passou por uma avaliação de saúde, que confirmou seu bom estado. Em seguida, a sobra foi solta em uma área de preservação ambiental no município.
A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns no Brasil, conhecida por seu veneno potente. Frequentemente encontrada em áreas rurais e urbanas, essa cobra se adapta facilmente a diferentes ambientes. Seu veneno é hemotóxico, podendo causar efeitos graves se não tratados adequadamente, o que torna encontros com humanos especialmente perigosos.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.