Uma clínica veterinária irregular foi descoberta no Centro de Araruama, na Rua Ivone de Oliveira Souto, durante uma ação do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), que ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). No local, foi encontrado um carimbo de um falso médico-veterinário com o número de registro no CRMV-RJ pertencente a outro profissional, o que pode caracterizar a contravenção penal do exercício ilegal da profissão e o crime de falsidade ideológica. A denúncia será encaminhada ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária Municipal.
A situação encontrada pelos fiscais expôs um cenário preocupante. Medicamentos como penicilina, clorexidina e cloridrato de metoclopramida estavam abertos ou sem qualquer identificação de validade. Produtos em tais condições deveriam ter sido descartados, mas continuavam disponíveis no local, representando riscos à saúde animal.
A estrutura da clínica era precária e insuficiente para realizar procedimentos cirúrgicos médico-veterinários. Não havia uma sala apropriada para lavagem e esterilização de instrumentos, e a área de paramentação apresentava falta de higiene.
Outra situação preocupante foi na geladeira de vacinas e medicamentos. Além de estar sem termômetro para controle de temperatura, o eletrodoméstico armazenava alimentos perecíveis, como marmitas, açúcar e uma caixa de uvas, junto aos imunizantes. Essa prática compromete a eficácia dos produtos e coloca em risco a saúde dos animais tratados no local.
A fiscalização também constatou que a clínica não possuía Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), indispensável para o funcionamento, e o registro junto ao CRMV-RJ.
Diante da gravidade do caso, o CRMV-RJ encaminhou ofícios ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama solicitando providências para a apuração das irregularidades e adoção das medidas cabíveis. O Conselho reafirma seu compromisso em combater irregularidades, garantindo a ética na Medicina Veterinária e a segurança de todos os envolvidos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.