02/02/2026 — 15:04
  (Horário de Brasília)

Cliente denuncia tentativa de golpe em caixa eletrônico da Caixa no Centro de Cabo Frio

Mulher teve cartão retido em terminal e quase forneceu senha após ligação para número colado no equipamento; banco informou que telefone não é oficial

Compartilhe

Uma cliente denunciou que quase foi vítima de um golpe dentro de um caixa eletrônico da agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Cabo Frio. O caso aconteceu na tarde deste domingo (1), por volta das 16h20, enquanto ela utilizava um terminal de autoatendimento.

Segundo o relato, apenas três caixas eletrônicos estavam em funcionamento no momento. Um deles era usado por um homem e dois estavam livres. A mulher escolheu um dos terminais disponíveis, inseriu o cartão, seguiu as orientações exibidas na tela e, ao final da operação, percebeu que o cartão não foi devolvido pelo equipamento.

Ainda de acordo com a cliente, o cartão ficou preso logo após a conclusão do procedimento. Ela tentou retirá-lo algumas vezes, sem sucesso. Nesse momento, o homem que utilizava outro caixa eletrônico se aproximou e ofereceu ajuda, afirmando que a situação já havia ocorrido com outras pessoas.

Conforme a vítima, o desconhecido orientou que ela ligasse para um número de telefone que estava colado no próprio caixa eletrônico, em um adesivo fixado junto à identificação da máquina. A mulher realizou a ligação ainda dentro da agência e afirma que o atendimento foi imediato.

Durante a chamada, a suposta atendente solicitou o CPF da cliente, perguntou onde ela se encontrava e pediu o número do caixa eletrônico utilizado. Em seguida, solicitou a senha de quatro dígitos do cartão. Inicialmente, a mulher entendeu que se tratava dos quatro últimos números do cartão, mas disse que não teria como informar, já que o cartão permanecia preso.

A ligação estava no viva-voz quando o marido da vítima percebeu o teor da conversa e alertou que se tratava de um golpe, orientando que ela desligasse imediatamente. Após o encerramento da chamada, o homem que havia oferecido ajuda deixou o local.

A cliente relatou ainda que o adesivo com o número de telefone estava colado em mais de um caixa eletrônico da agência. O marido chegou a retirar os adesivos ao perceber a tentativa de fraude.

O cartão continuava preso até que outra pessoa, ao utilizar um terminal próximo, conseguiu destravar a máquina, possibilitando a retirada do cartão. Após sair da agência, a mulher entrou em contato com o atendimento oficial da Caixa, pelo telefone informado no verso do cartão, e foi orientada de que o número indicado no adesivo não pertence à instituição, confirmando a tentativa de golpe.

A vítima foi orientada a registrar ocorrência. Segundo ela, não houve prejuízo financeiro, já que nenhuma senha foi informada durante a ligação.

Uma segunda pessoa afirmou que, no último dia 25, também teve o cartão preso em um caixa eletrônico da mesma agência e que, no dia seguinte, ao retornar ao banco, descobriu que a conta estava zerada.

Os casos chamaram atenção após a divulgação recente da localização de um equipamento conhecido como “chupa-cabra” em um caixa eletrônico de um shopping de Cabo Frio, na última semana, reforçando o alerta para possíveis fraudes na cidade.

*Com informações do G1.

aaaaaaaaaaaa
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias