O governador Cláudio Castro autorizou a ampliação do número de vagas para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17), dobra a quantidade de convocados do concurso de 2023, passando de 2 mil para 4 mil candidatos.
Segundo Castro, a decisão faz parte do esforço do governo estadual para fortalecer a segurança pública. “Estamos investindo no policial e em tudo que proporciona a ele a oportunidade de fazer o seu melhor trabalho, como infraestrutura, logística e treinamento. Reitero meu compromisso: vamos chamar 4 mil policiais deste concurso. Em 2026, teremos um novo concurso”, destacou.
A ampliação do efetivo é uma das iniciativas voltadas para reduzir o déficit no quadro da corporação e valorizar os profissionais da segurança. Desde 2022, o governo estadual já investiu mais de R$ 4,5 bilhões na área, incluindo melhorias em infraestrutura de unidades, aquisição de equipamentos de proteção individual, recursos tecnológicos e reforço logístico.
Entre as ações recentes, estão a renovação da frota da Polícia Militar, com a entrega de 758 novas viaturas apenas em 2024. No total, desde o início de 2022 foram adquiridos 1.714 veículos, além da previsão de entrega, ainda em 2025, de 470 motocicletas e um helicóptero blindado. O Estado também destinou R$ 170 milhões para obras em unidades da PM.
Para o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, a medida reforça o compromisso com a categoria e a população fluminense. “O reforço no efetivo da PM é fundamental para garantir a segurança da população. Ao investir em equipamentos, veículos e no aumento das vagas, asseguramos também dignidade aos nossos agentes”, afirmou.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.