Tem início neste sábado (22), em Saquarema, a etapa brasileira do circuito mundial de surfe, o Rio Pro, organizada pela World Surf League. Nove surfistas brasileiros, sendo cinco homens e quatro mulheres, participam da competição, que promete grandes disputas na Praia de Itaúna.
Yago Dora, vencedor da etapa de Saquarema no ano passado, compete na oitava e última bateria da primeira fase contra o americano Jake Marshall e o sul-africano Matthew McGillivray. Samuel Pupo, que participa como convidado, disputa a terceira bateria contra os australianos Jack Robinson e Ryan Callinan.
Gabriel Medina, tricampeão mundial e melhor brasileiro no ranking atual, na sexta posição, estreia na sexta bateria contra o indonésio Rio Waida e o italiano Leonardo Fioravanti. Italo Ferreira, outro destaque brasileiro, compete na sétima bateria contra o americano Crosby Colapinto e o australiano Liam O’Brien.
João Chianca, também competindo como convidado, enfrenta o líder do ranking, o havaiano John John Florence, e o marroquino Ramzi Boukhiam na quarta bateria.
No feminino, Tatiana Weston-Webb, única brasileira no circuito principal e atualmente em oitavo lugar, estreia na segunda bateria contra a americana Caitlin Simmers e a também brasileira Tainá Hinckel, que compete como convidada.
Além de Tainá Hinckel, outras duas brasileiras competem como convidadas: Sophia Medina, na terceira bateria contra a americana Caroline Marks e a havaiana Bettylou Johnson, e Luana Silva, na quarta bateria contra Brisa Hennessy, da Costa Rica, e Gabriela Bryan, do Havaí.
ESQUADRILHA DE FUMAÇA
O Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, estará pelo segundo ano consecutivo no Vivo Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema, única etapa do Championship Tour na América do Sul. Destaque no evento em 2023, o espetáculo aéreo está programado para ocorrer novamente na Praia de Itaúna e será no domingo (23), às 16h.
“É um orgulho receber mais uma vez a Esquadrilha da Fumaça nos eventos da WSL em Saquarema. No ano passado, cerca de 70 mil pessoas compareceram para acompanhar a apresentação, e perceber a emoção nos olhares do público foi indescritível. Nossa expectativa para esta edição é de repetir o sucesso e mobilizar novamente a cidade”, comenta Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
“Para nós, da Esquadrilha da Fumaça, é uma alegria enorme poder participar de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Temos muito orgulho de representar a nossa Força Aérea e levar lá para cima a bandeira do nosso país. A nossa participação, no ano passado, já foi um enorme sucesso e trouxe muita gente para a Praia de Itaúna. Temos a expectativa de proporcionar algo ainda maior neste ano. As nossas apresentações têm sido em homenagem aos nossos irmãos lá no Rio Grande do Sul que estão passando por um momento difícil e a gente tem desejado muita força e elevado muita solidariedade para o povo gaúcho”, completa o Capitão André Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.
“A apresentação da Esquadrilha da Fumaça no ano passado foi espetacular! A Praia de Itaúna e o morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth ficaram lotados para ver os aviões da Força Aérea Brasileira realizarem manobras e encantar a população. Nesse ano, nossa expectativa é de trazer ainda mais moradores e turistas para a praia, movimentando o turismo e a economia de Saquarema”, disse a prefeita Manoela Peres (PL).
O Vivo Rio Pro segue a tendência dos maiores eventos do mundo, como o Super Bowl e a Fórmula 1, que também contam com demonstrações aéreas para entreter o público. Com mais de 70 anos de história e mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha da Fumaça – criada por jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro – firmou-se como um instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica e ganhou fama pela acrobacias arrojadas que impressionam públicos de diferentes faixas etárias.
O EDA reforça a importância de manter o espaço da apresentação livre de drones e outros objetos que possam afetar a segurança dos envolvidos.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).